Saúde

Prefeitura abre hoje, 26, pronto-socorro para crianças e gestantes

A Prefeitura de Valinhos abre nesta quinta-feira, dia 26, às 7h, a Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico para atender exclusivamente casos de pronto atendimento de crianças e gestantes. A unidade funciona no Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico (Cemap), na Vila Santana.

A medida vai desafogar a UPA, onde essas pessoas são atendidas hoje, e reforça as ações de proteção aos moradores de Valinhos durante a crise do coronavírus, evitando que essa população tenha contato com outros doentes.

A criação dessa unidade especial foi uma determinação do prefeito Orestes Previtale Júnior. O prédio do Cemap, que vai receber a nova unidade, foi totalmente adaptado para se transformar em pronto-socorro para o atendimento de crianças de 0 a 13 anos e 29 dias, gestantes e queixas ginecológicas de urgência. O prédio fica na Avenida Brasil, 53, no bairro Vila Santana, e a Unidade funcionará 24 horas todos os dias.

“Estamos adotando todas as medidas necessárias para conter o avanço do coronavírus. Nosso apelo é para que as pessoas fiquem em suas casas. Caso não puderem, estamos inaugurando instalações, como a Unidade de Apoio Materno-Infantil, e criando alternativas, como o drive thru de vacinação para idosos e as tendas do Exército na UPA, para reduzir o máximo possível a contaminação, principalmente da população que mais precisa ser proteção e cuidados”, disse o prefeito Orestes.

A mudança de local de atendimento desses pacientes, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Valinhos para a nova unidade, que será inaugurada na quinta-feira, é mais uma importante ação adotada pela Administração Municipal e pela Secretaria Municipal de Saúde.

As adaptações no Cemap foram realizadas durante o fim de semana. Uma série de adaptações e reformas está sendo realizada. As obras continuam nesta segunda-feira (23) e nesta terça-feira (24) será realizado o serviço de limpeza do local. Na quarta-feira será feito um atendimento experimental antes da abertura na quinta

Segundo a Secretaria da Saúde, a Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico contará com três consultórios, um para ginecologia e obstetrícia e dois para pediatria. Haverá ainda uma sala de emergência, uma sala de medicação e duas de observação, uma para crianças e outra para gestantes e pacientes de emergência ginecológicas.

A equipe de profissionais será composta por dois pediatras, um médico ginecologista, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem. A Unidade contará com coleta de sangue para exames e com ambulância que fará o transporte de pacientes que necessitarem ir para UPA para a realização de radiografias.

Todo o atendimento de pronto-socorro de crianças e gestantes será feito na Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico e não mais na UPA. Uma faixa será instalada logo na entrada da UPA para orientar que esses pacientes devem buscar atendimento diretamente na nova Unidade. As recepcionistas também vão informar pacientes sobre a mudança de local. 

COMPARTILHE NAS REDES