Valinhos

Praça Washington Luís é entregue modernizada

Com a presença de um grande público, a Prefeitura entregou à população valinhense, no último sábado, 17, a nova Praça Washington Luís totalmente revitalizada, mas preservando as suas características originais, e dotada de alta tecnologia, que a transformou na 1ª praça inteligente do interior do Estado.
Um momento marcante da inauguração foi a ligação da Fonte Luminosa, um símbolo da praça agora totalmente restaurada, que arrancou aplausos dos presentes. A nova praça conta ainda com playground e academia ao ar livre, área de convivência, sanitários, além de novo projeto paisagístico e adequação de todos os espaços para pessoas com deficiência.
Preservando as características originais, como a disposição dos espaços, pisos e chafariz, a nova praça ganhou agora ares de modernidade, com totens interativos, conexão à internet via wi-fi, identificação das árvores via QR code e luzes led automáticas.
Instalada no coração da cidade, a Praça Washington Luís está ligada a história de muitos valinhenses. Zilda Bonetto, 74 anos, conheceu o seu marido Wilton Peçanha, já falecido, durante uma Festa do Figo na Praça nos anos 60. Ele era do Espírito Santo, mas não resistiu à dupla paixão pela mulher e a cidade e acabou se mudando para Valinhos.
Na solenidade de inauguração foram prestadas homenagens in memoriam a personalidades importantes para a história da praça. Os homenageados foram Cláudia Penteado, filha do engenheiro Renato Luiz de Camargo Penteado, que projetou a praça; Vicente Marchiori, representando seu pai Vicente José Marchiori, prefeito no período de 1967 a 1969, responsável pela inauguração do espaço; e Maria Conceição Pieri Agostinho Garcia, esposa de Mário Garcia, primeiro pipoqueiro do lugar.

 

Da Redação

COMPARTILHE NAS REDES