Valinhos

Horário especial de Natal deixa comércio otimista

Horário especial de Natal deixa comércio otimista

Clientes pretendem caprichar nas compras; comércio abre até às 18h neste sábado

Gabrielle Cintra

Repórter

 

Desde a sexta-feira, 4, diversos estabelecimentos têm deixado as portas abertas até às 22 horas, dando a oportunidade de os clientes pesquisarem e escolherem o melhor presente para o Natal.

Para os comerciantes, é importante que todos prestigiem o Centro, mas também é necessária a colaboração dos próprios lojistas. “Esta primeira semana deu uma animada, o movimento não foi baixo, mas muitos [estabelecimentos] não colaboram e fecham as portas mais cedo”, comenta Márcia Marino, proprietária da Paparazzi’s Fashion, uma loja de roupas e acessórios.

Tânia Cristina Maziero, proprietária da loja de sapatos Helena Cristina, defende que as portas se fecham mais cedo do que o previsto pela Associação Comercial e Industrial de Valinhos (ACIV), pois a procura ainda está baixa. “Devido ao modo geral da economia estar fraco ainda, manter aberto até às 22h é preciso energia, telefone, água, sem contar o custo com funcionários.  Tem que ter bom senso”, comenta.

Mas esperando uma melhora nas vendas noturnas, Tânia pretende seguir o horário da ACIV. “Estou esperando que as pessoas venham para a cidade. Aqui, à vista, temos desconto de 10 e 15%”, lembra.

E o consumidor está seletivo e atrás de preço baixo, mas ainda assim anda muito animado. “Pretendo gastar mais do que o ano passado, cerca de R$ 1 mil”, comenta Luiza Aparecida Dias Silva. E ainda, ela está investindo mais em presentes neste ano do que em 2014. “As pessoas que vou presentear merecem e gosto muito delas”, comenta.

Segundo Luiza, em Valinhos é possível encontrar tudo o que ela precisa. “Já comprei os presentes, pesquiso antes, pois de loja para loja os valores mudam absurdamente”, explica. Além disso, as formas de pagamento também são convidativas. “O desconto à vista é sempre de 5%, no cartão dá para parcelar em quatro vezes, por exemplo”, indica.

Sônia Lima Macedo é moradora de Campinas e tem feito suas compras em Valinhos. “Meu filho trabalha aqui, então diariamente venho ao Centro. Gosto do comércio daqui, encontro bom preço e sem aquela loucura de Campinas”, comenta.

Mais comedida, mas não menos animada, ela pretende gastar em torno de R$ 600. “A crise não me afetou, por incrível que pareça neste ano está melhor para mim, estou sabendo administrar o atual momento”, diz. Quanto as formas de pagamento, ela acredita que o desconto de no máximo 5% já ajuda um pouco. “Não mudou muito, mas já é significativo”.

Observando de um outro panorama, Alessandra Freitas, que estava comprando um presente no momento desta entrevista, não quer gastar muito. “Não estou animada, só preciso comprar uma lembrancinha mesmo”, conta. Para ela, que gosta do comércio valinhense, gastar menos neste ano é prioridade.

 

Horário do comércio
12 e 19 dezembro
8h às 18h

14 e 18 dezembro
8h às 22h

20 de dezembro
9h às 14h

 

 

COMPARTILHE NAS REDES