Valinhos
Depois de 27 anos, transporte público pode sair das mãos da Rápido Luxo
O transporte coletivo público de Valinhos pode sair das mãos da Rápido Luxo depois de operar na cidade de forma irregular por 27 anos. A Sancetur Turismo foi a vencedora do pregão pelo valor de R$ 1,2 milhão. O resultado foi publicado no Diário Oficial d0 Estado de São Paulo no último sábado, 9.
Apenas a Rápido Luxo e a Sancetur participaram da licitação. O grupo vencedor terá a permissão de explorar o serviço pelos próximos 15 anos e tem até 180 dias para iniciar a operação em Valinhos.
O Ministério Público (MP) cobrava da prefeitura desde 2012 a realização de uma licitação para regularizar o serviço de transporte. A promotoria argumentava que a Rápido Luxo executava as atividades no transporte público desde 1982, quando o serviço não era regulamentado. O MP apontava ainda que a empresa continuou a atividade sem uma concorrência do transporte em 1989, ano em que houve a regularização do serviço.
Por conta disso, o MP pediu à Justiça, em 2012, que os direitos políticos do ex-prefeito Marcos José da Silva (PMDB) fossem cassados.
A Rápido Luxo pode entrar com um recurso até sexta-feira, 15, questionando o pregão.


