Valinhos
Construção civil e serviços seguram saldo de empregos
O desempenho de Valinhos na relação de admissões e demissões no mês de setembro foi com saldo positivo de 170 vagas criadas. Os setores da Construção Civil e Serviços, somados, tiveram um saldo de 147 trabalhadores contratados com carteira assinada. Os números foram divulgados na semana passada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego.
A Construção Civil empregou 49 pessoas e demitiu 28, ficando com um saldo de 21 vagas abertas. Já o de Serviços contratou 634 trabalhadores e desligou 508: saldo de 126.
Esta é a segunda vez consecutiva em que a construção civil registra a retomada no número de empregos. Em agosto, o aumento foi de 0,46% no nível de emprego na comparação com julho, com abertura de 5 postos de trabalho. A cidade havia registrado queda de 1,09% em julho (-12 vagas). O saldo de trabalhadores no ano é de 1.147.

“Esperamos que os próximos meses sejam melhores na construção civil. A expectativa é grande por conta da perspectiva dos empresários e, também, porque já observamos um crescimento na área de sondagem de terrenos”, explica Márcio Benvenutti, diretor da Regional do SindusCon-SP em Campinas.
No entanto, comparando no acumulado com setembro de 2015, o saldo de empregos continua negativo com 142 vagas encerradas. A construção civil no período dos últimos 12 meses tem saldo de -208 e serviços apresenta relação positiva de admissões e demissões com 1.181 vagas abertas.
O comércio, principal atividade econômica na cidade, em setembro teve saldo de 15 vagas. Mas nos últimos 12 meses, apresenta retração de 226 vagas.
Da Redação


