Valinhos
Com nível dos mananciais em 100%, Valinhos volta à Bandeira Azul

Valinhos voltou à bandeira azul do Plano Municipal de Enfrentamento à Crise Hídrica. Com as chuvas das últimas semanas, os mananciais internos do município chegaram à 100% de sua capacidade de reservação.
A cidade estava na bandeira verde desde maio, quando os mananciais começaram a apresentar diminuição do nível devido à falta de chuva no período de estiagem, mas sem interferência na captação normal ou comprometimento ao abastecimento.
As chuvas de outubro ajudaram recuperar os níveis de reservação. O índice pluviométrico chegou a 205,80mm, equivalente a 184,9% do esperado para o mês. Já em novembro, o acumulado até esta sexta-feira (8) é de 140,20mm, volume que representa 97,9% dos 143,22mm esperados. A expectativa, conforme aponta a previsão, é que já nos próximos dias esse percentual ultrapasse a média histórica.
Além disso, a vazão no Rio Atibaia está em 38,88m³/s e nível de 1,79m, muito acima das médias históricas esperadas ao período. Os dados são do Consórcio PCJ, registrados a partir de seu ponto de monitoramento na estação de captação que Valinhos possui no Rio Atibaia.
No entanto, mesmo na bandeira azul, com os mananciais em condições normais de nível e vazão de captação, o comprometimento da população em relação ao uso consciente da água é fundamental.
Pequenas ações do dia a dia ajudam na economia de água, como banhos rápidos de até cinco minutos, desligar o chuveiro enquanto se ensaboa, escovar os dentes com a torneira fechada, reaproveitar água da máquina de lavar e não lavar carros e quintais com mangueira.


