Valinhos
Balanço aponta queda de 35% em furtos de veículos em janeiro
marcos araújo

Valinhos conseguiu reduzir em 35% o número de furtos de veículos em janeiro deste ano. Os dados foram divulgados na semana passada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
O furto de veículos despencou de 20 ocorrências em janeiro do ano passado e ficou em 13 neste ano. A redução é avaliada pelo secretário de Defesa do Cidadão, Thiago Galvão Capellato, como uma união de forças entre o entrosamento do efetivo da Guarda Municipal e a união entre outras forças de segurança, como a Polícia Militar. “Um efetivo preparado aliado à infraestrutura e o entrosamento ente as forças de segurança são a receita desse sucesso. Janeiro segue essa tendência, evidenciando que todo o esforço que está sendo feito apresenta frutos a serem colhidos por toda a cidade: uma Valinhos cada vez mais segura para se viver”.
Já na categoria de furtos gerais, a cidade registrou 60 furtos contra 80 no mesmo período de 2015. A queda significa 33,33%. A redução, de acordo com o secretário Thiago Capellato, está atrelada à instalação de câmeras de segurança na região central da cidade e em pontos estratégicos. “Inúmeras ocorrências foram identificadas ou acompanhadas seu desenvolvimento pelo sistema de câmeras, a exemplo de tráfico de drogas, desinteligências e furtos sobre veículos”.
Em outras 12 categorias criminais, Valinhos não registrou ocorrências. Entre elas estão homicídio doloso, vítimas em acidentes de trânsito doloso e culposo, latrocínio, tentativa de homicídio e roubo de carga. Somando as 19 categorias criminais, Valinhos teve 165 ocorrências em janeiro. No mesmo período de 2015, foram registrados 216 boletins de ocorrência.
Em outros itens, foram observados redução como lesão corporal dolosa, que caiu de 48 para 33 registros.


