Saúde

Ansiedade de separação

A principal característica da ansiedade de separação é um significativo ou inapropriado sofrimento adquirido, ou medos irreais e excessivos, após a separação de casa ou de figuras importantes na vida da criança que normalmente são seus pais. 
A criança pode desenvolver a ansiedade através de uma antecipação de uma situação que ficará sem os pais, preocupação que algo ocorra com seus pais (como por exemplo: que eles desapareçam ou se esqueçam dela) ou que ela mesma venha a se perder deles, lembrança de um momento que os pais não estavam presentes ou tem a necessidade constante dos pais estarem presentes nas atividades do dia a dia.
Esse medo de separação de seus pais vem acompanhado de sintomas físicos como dores de cabeça, desconforto abdominal, náusea, vômitos, tontura, sensação de desmaio ou falta de ar e apresenta alteração comportamental que inclui choro excessivo, agarramento aos pais, queixas sobre a separação, procurar e chamar pelos pais depois deles terem partido e se isolar.
Situações em que os sintomas de ansiedade de separação podem aparecer são quando a criança inicia na escola, é deixada em casa com babás, passa uma noite fora de casa com amiguinhos ou parentes ou vivencia a separação dos pais. Como esse medo de se afastar é intenso, crianças e adolescentes podem perder oportunidades de contato social, como passeios escolares, festas de aniversários e reuniões na casa de amigos, prejudicando sua socialização, autonomia e independência.
O processo de terapia infantil é uma importante ferramenta para o tratamento da ansiedade de separação. Para melhores resultados é necessário uma parceria com os pais para redução dos sintomas e melhora na qualidade de vida da criança.
Com a criança é realizado intervenções para a redução de ansiedade, enfrentamento das situações temidas, técnicas de relaxamento. Com os pais psicoeducação sobre a ansiedade de separação e orientações para encorajar seu filho a desenvolver autonomia.
Precisamos compreender que a ansiedade de separação não é birra ou frescura. Estudos apontam que a ansiedade de separação é um fator de risco para o desenvolvimento de outros transtornos de ansiedade.

Maria Fernanda S. Palaro
CRP 06/104875
Psicóloga

 

COMPARTILHE NAS REDES