Saúde
Animais vivem em precárias condições de higiene

“Minha vontade era dar um canil para eles”, diz Eva na entrada de sua casa com portão de madeira destruído no meio da estrutura. A intenção não é para menos. O terreno no Jardim Pinheiros, com duas casas, tem 16 gatos e 8 cachorros, sendo que destes quatro são filhotes. Além de Eva, a família tem outros nove membros, incluindo sua mãe, filhos e sobrinhos.
As condições sanitárias e de higiene criadas pela família chamam a atenção pela precariedade. Logo na entrada da casa, o terreno de terra propicia a criação de mato. Um móvel de madeira já sem uso serve de abrigo para parte dos animais. Outra metade se instala em um sofá rasgado embaixo de uma cobertura de telha de fibrocimento. O medo de ser um ambiente favorável para o desenvolvimento de doenças, principalmente a dengue, parece não causar preocupação.
Na cozinha, um gato repousava sobre tigelas de alimentos, leite e óleo. O cheiro do ambiente remetia à comida estragada.
As condições sanitárias foram alertadas por uma moradora do bairro. Célia é professora aposentada e cria três cachorros em sua casa uma rua acima da que Eva mora. Célia doou roupas de animais de uma vizinha que havia falecido. A primeira ação foi comprar comida para os animais, pois a dona havia se recusado a coloca-los para adoção. “Esta semana, fui até a zoonoses com ela para castrar e vacinar os animais e me comprometi a levá-los assim que for chamando”, explica Célia.
Apesar de viver no bairro há 15 anos, somente há duas semanas ela teve conhecimento do caso. “Eu sou professora aposentada e dava aula em São Paulo”, explica.
O aumento populacional dos animais é explicado por Célia através de três motivos: a reprodução entre eles, animais de rua que invadem o terreno no período fértil e moradores que descartam cães e gatos no terreno.
O Departamento de Zoonoses da Prefeitura de Valinhos explicou que recebeu Eva e Célia nesta semana para solicitar a castração e a vacinação dos animais. As vacinas deverão ser aplicadas na próxima semana enquanto que a castração será realizada em data a ser definida.


