Terceiro Setor
Crises no TEA: Compreensão e estratégias para o dia a dia

Palestra na promovida pela ACES na Câmara Municipal abordará como identificar, prevenir e lidar com crises no Transtorno do Espectro Autista, com especialistas em análise do comportamento
Numa realização da ACES – Associação Cristã Acolher, Cuidar, Ensinar e Servir , acontece no dia 20 de março, nas dependências da Câmara Municipal, com início, às 19 horas, a palestra: “Crises no TEA (transtorno do espectro autista) O que fazer? A entrada será um quilo de alimento não perecível para a ACES, de preferência arroz ou óleo.
A palestra será ministrada pela fonoaudióloga Luciana Reolon e pela psicóloga Pâmela Savio, ambas Analistas Aplicadas do Comportamento. O objetivo do encontro é informar aspectos relacionados à compreensão da função dessas crises, a identificação de sinais de sobrecarga antes da crise, criar estratégias de autorregulação, entender e respeitar os limites sensoriais e emocionais da pessoa e aprender algumas estratégias práticas para prevenir essas crises no dia a dia da pessoa com TEA e nos diferentes espaços de seu convívio (casa, clínica, escola e lazer).
A fonoaudióloga Luciana Reoolon destaca: “O Transtorno do Espectro do Autismo é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta principalmente áreas relacionadas à comunicação, socialização, interpretação de estímulos sensoriais e controle do comportamento. Isso acontece porque desde muito cedo o cérebro dessas pessoas se desenvolve diferente do esperado, tanto na estrutura, como no funcionamento”.
Luciana Reolon é fonoaudióloga, especialista em em Saúde Mental da Infância e adolescência, em Autismo e Análise Aplicada do Comportamento (ABA), atua na parte Clínica e Escolar, com 26 anos de experiência em atendimento de pessoas com autismo. Atualmente é vice-presidente da ACES.
Pâmela Sávio, psicóloga,especialista em análise do comportamento aplicada ao autismo e deficiência intelectual. Atua na área do desenvolvimento atípico há 10 anos, terapeuta, psicóloga responsável pelo setor da Saúde na APAE de Mogi Guaçu e Supervisora Aba.


