Terceiro Setor

Acolhimento Familiar da Casa da Criança mantém plantão 24hs mesmo no período de férias

A equipe técnica do Serviço de Acolhimento Familiar da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos permanece com plantão 24 horas, mesmo no período de férias, dando total suporte às famílias. Julho, mês de recesso escolar, é o período em que as crianças ficam mais próximas das famílias responsáveis, que se organizam em passeios, viagens e muita diversão, fortalecendo ainda mais os vínculos.

O assistente social da Casa da Criança, José Alexandre de Toledo, ressalta que o suporte às famílias do Serviço de Acolhimento jamais é interrompido. “A nossa equipe está sempre à disposição para tirar dúvidas, receber e orientar a todos que nos procurarem. Todos os dias da semana, incluindo sábado, domingo e feriados, 24 horas por dia. Pode ligar de madrugada, se for necessário, que vamos acolher. Lógico, se há alguma impossibilidade de viagens com a família, temos uma rede de apoio, mas a ideia é que haja uma maior aproximação, dentro da mesma família, quando se tem mais tempo de convívio.”

Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Acolhimento Familiar encerrou o primeiro semestre com uma reunião significativa entre a equipe técnica e as famílias acolhedoras. O encontro foi marcado por reflexões profundas, trocas de experiências e, sobretudo, pelo fortalecimento dos vínculos que sustentam o trabalho. A instituição informa que mais do que uma simples reunião, o momento simbolizou o encerramento de ciclos e a abertura de novos caminhos, reafirmando o compromisso coletivo com o cuidado, a proteção e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de acolhimento temporário.

A reunião foi um espaço para avaliar o percurso trilhado até aqui e projetar os próximos passos do serviço. Famílias acolhedoras e equipe técnica se reuniram para repensar estratégias, compartilhar aprendizados e propor melhorias, com o objetivo de tornar o acolhimento cada vez mais efetivo, afetivo e humanizado. Esses encontros tem como objetivo fortalecer a rede de apoio do Serviço de Acolhimento Familiar e evidenciar a importância da escuta ativa e do trabalho em equipe na construção de uma política pública.

“Para ser uma família acolhedora, é preciso deixar o ‘eu’ de lado e se dispor a servir a uma criança em estado de vulnerabilidade. Elas precisam de atenção, dedicação e carinho. Essas crianças conhecem, por meio do acolhimento, uma forma de proteção que jamais imaginariam encontrar em alguém. É doar amor a todo instante”, destacou o assistente social.

O Acolhimento Familiar é uma modalidade que prioriza o ambiente familiar como espaço de proteção, garantindo que crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem tenham a chance de se desenvolver em um lar acolhedor, seguro e afetuoso.

Guiado pelos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o trabalho da Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos tem como missão assegurar que cada criança e adolescente tenha seus direitos plenamente garantidos. A atuação conjunta entre a instituição e as famílias acolhedoras reforça a convicção de que o afeto, o compromisso e a dedicação têm o poder de transformar vidas, promovendo não apenas proteção, mas também esperança e dignidade a todos os envolvidos.

Seja você também uma Família Acolhedora 

A Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos, em parceria com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, convida mais famílias a participarem dessa iniciativa transformadora. Ao se inscrever no Serviço de Acolhimento Familiar, você pode fazer parte dessa corrente do bem e ajudar a construir um futuro melhor para crianças e adolescentes. Os interessado podem entrar  em contato pelo e-mail familiaccava@gmail.com, telefone (19) 3829-3410, WhatsApp (19) 98367-0113 ou visite o site www.casadacriancaedoadolescente.org.br para saber mais e agendar uma consulta informativa.

 

COMPARTILHE NAS REDES