Valinhos

Vereador Fábio Damasceno analisa crescimento de Valinhos e prioriza saúde

O vereador Fábio Damasceno, em seu quarto mandato, discutiu na proposta “Fala Vereador” o impacto do crescimento populacional de Valinhos, que exige maior fiscalização e investimento em saúde, creches e trânsito. O parlamentar, que também é pastor, afirmou que sua fé e sua formação em Gestão Pública orientam suas decisões com base na justiça social, na ética e no combate à corrupção. Damasceno ressaltou que, na prática, seu trabalho é guiado pelas necessidades dos munícipes, com prioridade para o atendimento básico. Ele destacou ainda a aprovação de leis voltadas a valores cristãos e à proteção da família, como o Maio Laranja e ações de combate ao abuso infantil. O vereador elegeu a saúde como seu principal desafio atual.Fábio Damasceno confirmou apoio integral ao prefeito Franklin Duarte, destacando o alinhamento político do Republicanos e a preocupação da gestão com a população mais vulnerável.

FOLHA DE VALINHOS O senhor está em seu quarto mandato, sendo o primeiro em 2004, o segundo em 2008, e eleito nas duas últimas eleições, 2020 e 2024. O que o motivou a retornar à vida pública em 2020 e quais são as principais diferenças que o senhor nota entre a Valinhos de 2008 (início do primeiro mandato) e a Valinhos atual?

VEREADOR FÁBIO DAMASCENO De 2004 para 2024, a principal mudança observada é o aumento populacional da cidade, que em 20 anos teve um acréscimo superior a 30 mil pessoas, gerando maior demanda nas áreas de saúde, creches e trânsito. Esse crescimento populacional desenfreado requer mais fiscalização e cobrança dos vereadores, além de ações efetivas para atender toda essa demanda.

FV O senhor tem uma longa trajetória como pastor e atualmente está licenciado do ministério para se dedicar integralmente à vida pública. Como a sua experiência pastoral e os princípios de sua fé influenciam o seu trabalho e as suas decisões como vereador?

VEREADOR FÁBIO DAMASCENO A experiência pastoral e os princípios de fé fornecem uma base de valores, como justiça social, compaixão e ética, que norteiam as decisões do vereador. Isso se traduz em um compromisso com a transparência, a responsabilidade e o combate à corrupção na administração pública.

FV Com formação em Gestão Pública e MBA em Administração Pública e Gerenciamento de Cidades, de que maneira o seu conhecimento acadêmico tem sido aplicado na elaboração de projetos de lei e na fiscalização das ações do Executivo em Valinhos?

VEREADOR FÁBIO DAMASCENO O conhecimento acadêmico ajuda muito no planejamento da cidade como um todo, com visão a médio e longo prazo. Porém, é fundamental atrelar esse conhecimento ao dia a dia da população. A necessidade das pessoas que mais precisam é o que me direciona na apresentação de projetos, indicações, fiscalização e solicitações. Entendo que os municípios devem sempre priorizar o investimento no atendimento básico da sociedade, como saúde e educação.

FV O senhor é conhecido por suas posições cristãs e conservadoras, e por defender firmemente a família, a luta contra as drogas e o combate ao abuso e exploração sexual infantil. Na prática, quais são os projetos ou ações que o senhor considera mais impactantes em Valinhos relacionados a essas bandeiras?

VEREADOR FÁBIO DAMASCENO E sem dúvida, os valores cristãos e da família são o alicerce da minha gestão. Entre os projetos de lei aprovados, destaco: a proibição de banheiros unissex, a proibição da linguagem neutra no município, o “Maio Laranja” contra o abuso e exploração infantil — inclusive com eventos anuais realizados pelo nosso gabinete —, a lei que proibiu em Valinhos a contratação de qualquer pessoa condenada pela Lei Henry Borel (que institui medidas de proteção à criança e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar) e a lei que promove o combate ao acesso das crianças a conteúdo pornográfico. São algumas das leis que luto incansavelmente, visando uma cidade que forme cidadãos de bem.

FV O senhor é autor de leis como a proibição de banheiros unissex e do uso da linguagem neutra nas escolas. Poderia explicar a motivação e o impacto que o senhor espera que essas leis tenham na comunidade escolar e na sociedade de Valinhos?

VEREADOR FÁBIO DAMASCENO Apesar de algumas divergências com decisões do Supremo, exerci meu papel como vereador e, principalmente, como cidadão. Ter pessoas de bem passa pela educação e pelo conceito de ética, disciplina e respeito à família.

FV A instituição da Marcha para Jesus e a criação do “Maio Laranja” são leis de sua autoria com focos diferentes. Qual é a importância da Marcha para Jesus para a comunidade evangélica da cidade e qual é a relevância do “Maio Laranja” no contexto da proteção das crianças e adolescentes de Valinhos?

VEREADOR FÁBIO DAMASCENO A Marcha para Jesus é um evento que une as igrejas, gerando um momento de confraternização entre os povos e celebração da fé e do amor em Cristo. É um evento que já existe em inúmeras cidades, e Valinhos não poderia ficar de fora, atraindo pessoas de toda a região.
O “Maio Laranja” é uma lei voltada à luta contra o abuso e exploração sexual infantil. É um tema que me preocupa cada vez mais, pois os noticiários mostram o aumento desses graves crimes. Anualmente, são realizadas palestras, eventos na cidade e ações nos semáforos, conscientizando a população sobre o disque 100, que pode ajudar a prevenir esses crimes, que deixam marcas profundas e inesquecíveis.

FV No seu quarto mandato, quais são os principais desafios que o senhor enxerga para a Câmara Municipal na atual legislatura (2025-2028) e quais temas urgentes precisam ser priorizados pelo Poder Legislativo?

VEREADOR FÁBIO DAMASCENO Neste quarto mandato, meu desafio é atender a população com prioridade na saúde. Não posso aceitar que uma pessoa com dor ou sofrimento não consiga ser atendida, não realize um exame no prazo adequado ou espere anos por uma cirurgia. Já fui autor de inúmeras moções nesse sentido, como o pedido de uma AME para Valinhos, Poupatempo da Saúde e Carreta da Mamografia, entre outros. Também já consegui diversas emendas para a saúde.

FV O senhor foi reeleito em 2024 com 1.114 votos. Como avalia o aumento da votação e o que esse resultado representa para o seu trabalho e para a base de eleitores que o senhor representa?

VEREADOR FÁBIO DAMASCENO É resultado de um trabalho de muita proximidade com a população. Entender genuinamente suas necessidades e fazer o possível — e o impossível — para atendê-la. Pedidos como Refis (anistia fiscal), isenção do ISSQN, redução na tarifa de água e desconto na conta para aposentados são vertentes de um trabalho de quem compreende o momento econômico da população e o quanto cada real faz diferença na felicidade das famílias.

FV Como o vereador Fábio Damasceno mantém um canal aberto de comunicação e escuta com os moradores de Valinhos para identificar demandas e transformá-las em indicações ou projetos de lei?

VEREADOR FÁBIO DAMASCENO Tenho meu próprio celular, que muitos munícipes usam para me acionar diretamente, além das minhas redes sociais (Facebook e Instagram), onde também atendo a todos. Temos ainda o telefone da Câmara, com contato direto com nosso gabinete, um celular específico para a população e os celulares dos meus assessores. Todos juntos priorizam o atendimento ao munícipe, mantendo as portas sempre abertas.

FV Atualmente, qual é a sua posição — de apoio, oposição ou independência — em relação ao governo municipal liderado pelo prefeito Franklin? Quais são os pontos que o senhor elogia e quais merecem maior atenção ou críticas?

VEREADOR FÁBIO DAMASCENO Sou o mais antigo integrante do Republicanos na cidade. O Republicanos é um partido de direita e faz parte do Governo Franklin, e hoje temos, ao lado do PL, a maior bancada no município. Desta forma, e principalmente pelo longo tempo de conhecimento que tenho do Franklin — cidadão, vereador e presidente da Câmara —, apoio integralmente o prefeito. Como ponto de destaque da nova gestão, ressalto a preocupação com a população que mais precisa, o que nos identifica, e sua disposição e dinâmica de trabalho, que farão a diferença para a cidade.

FV Pensando além do seu mandato, quais são os planos e aspirações políticas do vereador Fábio Damasceno para o futuro e como pretende continuar contribuindo para o desenvolvimento e a qualidade de vida em Valinhos?

VEREADOR FÁBIO DAMASCENO Teremos uma eleição muito importante no próximo ano, onde precisamos de menos polarização e mais foco na ajuda à sociedade. Temos o governador Tarcísio em nosso partido, que conta com nosso total apoio.
Minha missão pertence a Deus; pretendo continuar sempre próximo da população e melhorar a vida das pessoas. Fazer o dia a dia da população melhor é minha eterna missão.

COMPARTILHE NAS REDES