Valinhos

UPA de Valinhos redefine atendimento após conclusão da primeira etapa das reformas estruturais

Thayna Gemin – PMV

Com investimento de R$ 1,5 milhão, Prefeitura 70% das obras estão concluídas e 12 mil pacientes são beneficiados com as melhorias

Após 10 anos de implantação, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Valinhos entra em nova fase nesta sexta-feira, dia 26, com a conclusão da primeira etapa da reforma realizada pela Prefeitura.

Com investimento de R$ 1,5 milhão, proveniente do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), a revitalização beneficia 12 mil pacientes por mês. A partir de agora os usuários voltam a ser atendidos na parte revitalizada da unidade, localizada na Avenida Gessy Lever, sentido bairro Lenheiro.

A primeira intervenção na UPA, inaugurada em 14 de março de 2014, sanou, dentyre outros, um dos problemas estruturais mais gravas da Unidade de Pronto Atendimento, os vazamentos. “Quando assumimos o governo sabíamos da necessidade da obra e nos planejamos para isso. À época, priorizamos os atendimentos às vítimas da Covid. Depois, sanamos outros problemas crônicos da saúde, com a entrega da nova Central de Medicamentos, acabando com o desperdício e com o déficit, o início do funcionamento do Laboratório de Exames depois de cinco anos de espera, a entrega da Farmácia 24 horas e da nova sede do SAMV”, recorda a prefeita Lucimara de Godoy.

Agora, os usuários passam a contar com novas salas e consultórios – uma sala para a Guarda Civil Municipal (GCM); um sala de espera para recepção, com capacidade para 42 pessoas; uma sala de recepção, após a triagem, com acomodação para mais 24 pessoas; uma sala para espera de classificação; duas salas de classificação; duas salas de espera médica; quatro consultórios clínicos; um consultório para ortopedista; uma sala de imobilização; um consultório coringa; uma sala de espera para medicação; uma sala de medicação; uma sala de serviço social; e uma sala de administração.

OBRA

A reforma da UPA foi iniciada em novembro do ano passado, quando o telhado foi revisado. A parte externa também foi revitalizada. Na parte superior, 100% do piso foi trocado, com a substituição de pavimento vinílico por porcelanato. A pintura interna também foi renovada. No piso térreo foi realizada alteração de todo o layout, também com troca de todo piso e instalação de novos equipamentos de ar-condicionado e nova mobilia.

Além disso, as portas de madeira com batentes foram substituídas, assim como as torneiras clínicas, as luminárias, os interruptores e as tomadas. As paredes internas também receberam repintura e os revestimentos cerâmicos passaram por rejuntamento e foram instaladas bate-macas nos corredores.

De acordo com a Secretaria da Saúde a reforma da UPA ainda incluirá outras reformas no piso térreo. Entre elas, refeitório, laboratório, salas de emergência, salas de observação, banheiros e salas de procedimentos.

COMPARTILHE NAS REDES