Fanzine

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim?

Coluna Momentos

com pastor Rui Mendes Faria

Este texto bíblico mostra um diálogo do autor com seu interior, demonstra que o mesmo perdeu o controle daquilo que está acontecendo dentro de si. É uma luta, um confronto que provoca uma grande dor.

É sua situação atual? Carrega algo dentro de si que está causando uma profunda dor ou angústia e não sabe o que fazer, muito menos explicar? Mais ainda, essa dor afeta seus pensamentos, suas ações e seus relacionamentos, e tudo o que deveria acontecer de forma tranquila, se torna uma tortura e exige um esforço muito maior.

O ato de se levantar, de fazer o que tem que ser feito dia após dia, de conversar, de ouvir e de desfrutar cada momento, está cada vez mais distante. O cansaço tomou conta e roubou nossas forças até para colocar os pés no chão, estamos falando da alma em um estado de depressão e angústia tão forte e profunda que parece impossível de escapar.

As principais perdas que temos quando a alma está ferida, é a confiança e a esperança: “Nada e ninguém poderá me ajudar e não vejo algo melhor no futuro”.

É como entrar num quarto obscuro, não podendo enxergar nada e por conta disso, ficamos paralisados.

Uma alma ferida é uma vida sem rumo, sem ação nem reação. Ela muda seu olhar, em vez de visualizar o futuro, visualiza o passado. Assim, tudo é avaliado pela causa da ferida. Se deu errado, sempre dará errado. Torna-se uma prisão, algemas que prendem e impossibilitam qualquer mudança.

A segunda parte do texto demonstra uma reação, uma nova atitude, onde apresenta uma solução para a situação, o que podemos definir por fé e uma renovação de esperança. 

Fé não é algo palpável nem visual, porém é a certeza de que tudo pode mudar e para melhor, não porque nossas mãos ou minha capacidade farão algo, mas porque existe um Deus que cuida e continuará cuidando de nossas vidas. Esperança é revigorar as forças e voltar a sonhar e visualizar o futuro de forma melhor.

É como estar naquele quarto obscuro, porém depois de um tempo começar a visualizar os objetos e o lugar de forma cada vez mais nítida.

Uma alma abatida necessita de ajuda, o autor nos ensina que em Deus está o socorro, como sempre ocorreu. “Por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão”. O autor olha para o passado, porém ele não vê as causas da ferida, mas os bons momentos que já viveu e que podem ser desfrutados novamente. É como uma criança que ao olhar para trás não foca nos tombos que levou quando estava aprendendo a andar de bicicleta, mas na sensação de vitória quando finalmente conseguiu andar.

Espere no Senhor e ainda o louvará pela sua salvação. Tenha um excelente final de semana. Deus os abençoe,

COMPARTILHE NAS REDES