Economia

SP leva editoras à maior feira de livros do mundo na Alemanha

Essas empresas terão acesso direto a grandes players do mercado literário global, com oportunidades reais de fechar acordos de licenciamento, vendas e parcerias estratégicas

O Governo de São Paulo está levando uma comitiva com dez editoras para a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha — o maior evento literário do mundo. A missão empresarial ocorre entre os dias 14 e 20 de outubro e faz parte do programa CreativeSP, iniciativa da Secretaria da Cultura e da agência InvestSP, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Além de promover trocas culturais, o programa busca impulsionar negócios internacionais, atrair investimentos estrangeiros e fortalecer a geração de emprego e renda na indústria criativa.

As editoras selecionadas para representar São Paulo incluem nomes consolidados e emergentes: Bennu Editora, Companhia Editora Nacional, Editora Aleph, Lume Livros, Pinard, Primavox, Editora Rua do Sabão, TAG Experiências Literárias, Taverna do Rei e Ubu Editora.

Essas empresas terão acesso direto a grandes players do mercado literário global, com oportunidades reais de fechar acordos de licenciamento, vendas e parcerias estratégicas.

“A presença de São Paulo em Frankfurt é uma chance de ampliar mercados e fortalecer o setor editorial brasileiro”, destacou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Indústria editorial em crescimento

Segundo dados do setor, o faturamento das editoras brasileiras cresceu 3,7% em 2024, atingindo R$ 4,2 bilhões. Foram produzidos mais de 366 milhões de exemplares, e boa parte dessa produção se concentra em São Paulo — sede da Bienal Internacional do Livro, o maior evento literário da América Latina.

CreativeSP já gerou mais de R$ 700 milhões em negócios

Esta é a 9ª missão internacional do CreativeSP em 2025. O programa já levou empresas culturais para eventos renomados como o Festival de Cinema de Berlim, South by Southwest (EUA), Cannes, Fringe (Escócia), Gamescom (Alemanha) e Tokyo Game Show (Japão).

Em 2024, as nove missões realizadas levaram 103 empresas a feiras internacionais, gerando uma projeção de R$ 725 milhões em negócios e mais de 6,4 mil empregos na cadeia da economia criativa.

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