Valinhos
Creche no Jardim São Luiz será inaugurada em breve

A Secretaria da Educação recebeu o mobiliário para a nova creche do bairro São Luiz. Localizada na Rua Marcílio Lona, nº 220, o prédio receberá o nome de CEMEI Ana Tomé Mamprin. O material entregue abrange a parte administrativa e as salas de aulas. Ao todo, serão atendidas 120 crianças, na faixa etária de 4 meses a 3 anos e 11 meses.
A Prefeitura aguarda o governo do Estado definir a melhor data para inauguração da nova creche do bairro São Luiz, já que as dependências foram construídas com verba estadual. "Independentemente de pandemia, nosso trabalho continua, seguindo o Plano Desenvolve Valinhos, e principalmente as promessas de campanha. Entre elas, a de garantir vagas para nossas crianças em escolas boas”, afirmou a prefeita Lucimara Godoy.
“Além desta creche, temos ainda a do Jardim Palmares, que segue os mesmos moldes”, acrescentou a secretária da Educação, Claudinéia Vendemiatti Serafim. A Prefeitura adquiriu um conjunto de mobiliário novo.
Entre eles, caminhas empilháveis, mesas especiais para alimentação dos bebês e mesas com cadeiras em tamanho específico para faixa etária atendida. Também chegaram bebedouros e brinquedos pedagógicos.
Além destes, a aquisição inclui armários com 2 portas, armário roupeiro, armário tipo nicho, longarinas, arquivos de aço, mesa de reunião, cadeiras fixas, quadros de aviso, entre outros. Ainda sem data para a inauguração, a secretária reforça que as inscrições para atendimento das crianças desta faixa etária em outras unidades de ensino estão sendo realizadas normalmente.
Denominação escolar
A escolha da denominação da nova unidade escolar se deve a sua atuação frente ao desenvolvimento econômico da cidade e à sua contribuição social, sempre auxiliando aos mais necessitados. Nascida em 22 de agosto de 1919, no Município de Vinhedo, na propriedade da Família Tomé, onde hoje se encontra a indústria Carborundum, veio a residir em Valinhos aos 17 anos de idade, quando casou com Guilherme Mamprim.
Desta união conjugal, nasceram os filhos Marlene, Elinor, Edna e Valmik, que hoje contam com filhos e netos. Dona Ana Tomé Mamprin além da educação de seus filhos, trabalhava na produção de frutas na chácara da família, cuidando das plantações de figo, uva e maçã.
Em 15 de novembro de 1952 foi personagem fundamental no início do funcionamento da barraca de frutas São Cristóvão, no km 73 da via Anhanguera, em Louveira, atuando na cozinha para a produção de alimentos que seriam comercializados, plantando a semente do que se tornou o grupo Frango Assado, que agregaria mais de vinte (20) filiais e um contingente de mais de mil e quinhentos (1500) colaboradores.
Com a sua simplicidade, Dona Ana conquistou sempre a todos com uma palavra amiga, otimista e confiante, sempre influenciava com a sua confiança e pureza de propósitos. Diante da comunidade, teve um papel atuante na benemerência, auxiliando os que mais necessitavam, com doações e mantimentos, cestas básicas que doava e sua ajuda à Santa Casa de Misericórdia de Valinhos.
Dona Ana Mamprin teve uma vida voltada à caridade e se sentia feliz por poder ajudar as pessoas, mesmo que fosse apenas com uma palavra de apoio. Sempre mencionava que havia recebido muito em sua vida, que se sentia uma pessoa abençoada e privilegiada, que era importante distribuir amor e compreensão.


