RMC

Vinhedo entrega neste sábado, dia 2, revitalização do Portal dos Imigrantes

Foto: Eliel Rezende
Local teve acréscimo de 69 árvores, passando de 7 para 76, além de nova cobertura vegetal, canteiros e sistema de irrigação automático e luzes led

A revitalização do principal atrativo turístico de Vinhedo, o Portal dos Imigrantes, será entregue neste sábado, dia2, pela Prefeitura de Vinhedo, após sete semanas de obras. Construído em meados da década de 80, o cartão-postal da cidade agora conta com um novo projeto paisagístico, com a ampliação de 69 árvores, ou seja, dez vezes mais, além de pisos drenantes e um sistema automático de irrigação das plantas e luzes led, contribuindo com a redução da temperatura e uma ‘explosão’ de flores na época de suas floradas, transformando a entrada da cidade em um cenário instagramável.

Na ocasião, também serão entregues oficialmente, a recuperação asfáltica da Avenida dos Imigrantes e da Manoel Matheus, que fazem parte da revitalização do Portal, em mais uma ação do programa de reforma de todos os espaços públicos de Vinhedo, entre pontos turísticos, praças, quadras, unidades de saúde e escolas.

“A cidade merece ter uma entrada que valorize sua história, a preocupação com o meio ambiente e traduza a beleza do nosso povo. Será um momento especial, com a participação das famílias que ajudaram a construir esse atrativo e também dos produtores rurais que plantarão as mudas de uvas que remetem à fundação do município. Tudo isso será coroado com o acendimento das luzes e lançamento da Vila de Natal no Memorial do Imigrante com ampla programação”, explica o prefeito, Dr. Dario Pacheco. 

Nas fotos antigas da inauguração do atrativo, gentilmente cedidas pelo ex-prefeito José Carlos Gasparini, que foi o idealizador do projeto, é possível visualizar quanto de área verde foi incorporado ao local ao longo dos anos. Nesta revitalização, o local ganhou 18 espécies de arbustos, 4 espécies de palmeiras, 4 espécies de árvores e 3 forrações vegetais diferentes, compondo a nova paisagem com um total de 41 canteiros. A área permeável passou a ser de 9.896,96 m² e a área construída de 3.452,54 m².

“Um dos grandes ganhos da revitalização foi justamente a possibilidade de termos mais árvores e áreas verdes na entrada do município e o novo sistema de irrigação subterrâneo. Antes, dependíamos de carros-pipa para irrigar as plantas, agora será automático. A área de pedestres também foi ampliada, com 1.738,98 m² de área de passeio, sendo 1.588,42 m² de calçadão”, detalha o paisagista responsável pelo projeto, Mauro Contesini.

O sistema viário também sofreu mudanças, com a implantação de mais faixas de pedestre, guias rebaixadas e vagas para estacionamento. O antigo asfalto foi substituído por pisos drenantes, facilitando a absorção de água e o escoamento de águas pluviais.

A tradicional casinha com os toneis que remetem à fundação do município foi atualizada, com a vinda de novos tonéis. Os antigos estão passando por recuperação e serão colocados em outro local para decorar a cidade. Já o pórtico que traz o nome de Vinhedo ao alto, recebeu nova pintura, junto com o brasão que foi destacado. O local também receberá novos bancos, lixeiras, iluminação especial em led.

SERVIÇO:

Entrega da Revitalização do Portal dos Imigrantes

2 de dezembro a partir das 17h30

Portal (Avenida Tellau Seraphim, s/nº)

 

 

COMPARTILHE NAS REDES