RMC
Rede Mário Gatti amplia capacidade de atendimento com 4 novos arcos cirúrgicos

Um dos novos equipamentos, que permite imagens com maior resolução durante procedimentos cirúrgicos, já começa a operar nos próximos dias
A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar passará a contar quatro novos arcos cirúrgicos, equipamento que permite imagens melhores e de maior resolução durante os procedimentos cirúrgicos. Um deles entrará em operação na próxima semana para atender cirurgias em adultos no Hospital Municipal Mário Gatti.
O investimento na aquisição é de R$ 1,8 milhão. Os recursos são oriundos de um termo de ajuste e compromisso (TAC) entre a Unimed e o Município, para a implantação do Núcleo de Oncologia e Saúde, de emendas parlamentares dos vereadores Débora Palermo e Marcelo Silva e do orçamento da Rede.
Com a aquisição, a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar dobrará seu arsenal tecnológico por imagem e passará a ter oito desses equipamentos, sendo quatro no Mário Gatti e quatro no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Ouro Verde). Dois dos equipamentos estão em licitação.
Equipamento
O arco é um aparelho de raio-x, utilizado durante cirurgias para observar se placas, pinos, parafusos, próteses estão implantados no lugar correto. Ele fornece imagens dos exames de raio-X em tempo real, em alta resolução, além de possibilitar que o cirurgião monitore todo processo. Também é chamado arco em C, devido ao seu formato.
Na neurocirurgia, por exemplo, o equipamento guia procedimentos como colocação de cateteres cerebrais, remoção de tumores cerebrais e realização de embolizações.
Na cirurgia vascular, orienta a colocação de cateteres, stents e outros dispositivos dentro dos vasos sanguíneos; enquanto na ortopedia, é usado para guiar procedimentos como fixação de fraturas, implantação de dispositivos ortopédicos, cirurgias de coluna e outras intervenções.
Em procedimentos urológicos, propicia imagens claras do sistema urinário e auxilia os médicos em intervenções minimamente invasivas, como remoção de cálculos renais ou a colocação de stents uretrais.


