RMC
Prefeitura investe R$ 187 milhões no programa “Meu Bairro Bem Melhor 2”

Lançado em setembro de 2022, o programa municipal beneficia 120 mil pessoas com pavimentação de 16 bairros que esperavam há décadas pelo asfalto
O Programa Meu Bairro Bem Melhor 2, lançado pela Administração Municipal em setembro de 2022, chega a 16 bairros da cidade que há décadas esperavam o asfaltamento das ruas. São mais de 50 quilômetros de vias pavimentadas e implantação de aproximadamente 35 quilômetros de rede de drenagem para escoamento da água da chuva.
Mais de 120 mil pessoas serão beneficiadas. O investimento de mais de R$ 187 milhões visa garantir mais qualidade de vida para a população. O recurso foi garantido com financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF) via Programa de Ativação Econômica e Social (Paes).
Dos 16 bairros contemplados pelo Programa, sete já tiveram as obras concluídas:
– Jardim Itayu
– Satélite Íris 2
– Residencial Campina Grande e Jardim Campina Grande
– Parque dos Pomares
– Parque São Paulo e Jardim Itatinga
– Parque Centenário
– Jardim Monte Líbano
Em outros nove bairros, as obras estão em execução, algumas em fase bem avançada:
– Jardim Sul América
– Jardim Itaguaçu
– Vila Palmeiras
– Jardim Campo Belo 1
– Jardim Campo Belo 2
– Jardim Campo Belo 3
– Loteamento Solar de Campinas
– Jardim Jossiara, Filadélfia e Aeroaeroporto
– Jardim Lisa 2
Crédito: Fernanda Sunega
Décadas de espera
No Jardim Monte Líbano, Parque dos Pomares, Jardim Itayu e Parque Centenário a espera pela pavimentação foi de seis décadas. Os demais bairros também aguardaram por essa melhoria por muitos anos. No Solar de Campinas e Jardim Lisa 2 foram mais de 40 anos de espera e os moradores do Campo Belo aguardavam o asfalto há três décadas.
Morador do Parque dos Pomares, o autônomo André Capovilla comemora a pavimentação do bairro depois de quase 60 anos de aprovação do loteamento. “Em dezembro vai fazer 18 anos que moro aqui e desde que o asfalto ficou pronto tudo melhorou. Minha esposa tem um salão de beleza e 80% das clientes dela são de fora do bairro e agora a gente só escuta os comentários que não suja mais o carro, não atola mais e, com isso a clientela está aumentando”, contou animado.
O Parque dos Pomares fica nas imediações de condomínios de alto padrão como o Alphaville, Golden Square e Alecrins 1 e 2, e segundo Capovilla, com a chegada do asfalto o salão da esposa começou a ser procurado pelas clientes que residem nesses condomínios. “Dá a impressão que as pessoas tinham preconceito de andar na terra. Agora, com todo o bairro asfaltado, tudo melhorou.
Além de novas clientes para o salão e ampliação do trajeto dos ônibus dentro do bairro, ficou mais fácil conseguir Uber e até entrega de pizza e comida pelo Ifood”, detalhou.
De acordo com o morador, em breve, será inaugurada uma creche do programa Espaço do Amanhã no bairro.
O Jardim Monte Líbano esperou pelo asfalto por mais de 60 anos. Valdinei Carrera, que mora na região desde que nasceu, conta que seu pai foi um dos primeiros moradores do Monte Líbano. “Meu pai chegou aqui na década de 1960 e por mais de 40 anos, quando o bairro começou a ser loteado, esperou pelas melhorias. Antes era a maior poeira, a gente não podia colocar uma roupa no varal, não podia deixar as janelas abertas e, quando chovia ficava muita lama. A acessibilidade era muito ruim. Agora os moradores podem pintar as casas, fazer uma calçada decente, enfim melhorar o que conquistou com tanto esforço e isso faz com que a gente queira crescer cada vez mais”, destacou.
Valdinei é comerciante e sua esposa, Andreia, é confeiteira e chefe de cozinha. Antes da pavimentação do bairro tinha que preparar sua produção em outro local por causa da poeira que tomava conta de tudo. Agora já pode trabalhar em casa. “Tudo isso melhora a autoestima da gente, porque valoriza nosso imóvel e faz com que a gente tenha mais vontade de vencer”, disse Valdinei.


