RMC

Peça teatral “O Caminho do Sol” é apresentada para mais de 80 alunos em comemoração ao aniversário de Vinhedo

Escola Municipal Integração foi palco para o espetáculo gratuito que conta a história da cidade por uma nova perspectiva

Às vésperas do aniversário de 75 anos de Vinhedo, a ser celebrado no próximo dia 2 de abril, o grupo teatral “Núcleo Vamos” retomou na última quarta-feira, dia 27, as apresentações do espetáculo “O Caminho do Sol”, que conta a história de Vinhedo pelo prisma de “Peabiru”. Os contemplados foram os alunos da EJA (Educação para Jovens e Adultos) da Escola Municipal Integração.

Assim, o que era para ser uma noite comum de estudos para os mais de 80 alunos, se tornou um dia memorável, pela oportunidade de prestigiar o espetáculo de forma totalmente gratuita.

“Os alunos gostaram bastante, deu para sentir uma verdade muito potente neles (…) no começo eles estavam brincando muito, mas depois ficaram todos vidrados, foi muito legal”, contou Maria Clara, uma das diretoras e fundadoras do grupo.

Já a professora Rosa, que leciona a disciplina de Artes na instituição e acompanhou a apresentação, ficou encantada com o espetáculo. “Eu agradeço o privilégio de poder proporcionar esse momento para os nossos alunos.

Alguns deles não têm acesso à Cultura, infelizmente, por condições financeiras ou por não conhecer, então pela reação dos meus alunos, eu pude perceber que foi muito importante para eles, além de muito encantador. Tenho uma aluna que ficou muito emocionada com a apresentação, artisticamente falando, pelo show de luzes, de performance, expressão corporal, a atuação, sintonia, domínio de conteúdo (…) Muito obrigada pela oportunidade única para os nossos alunos”, disse emocionada.

RETOMADA

Nós últimos meses, espetáculo “O Caminho do Sol” havia dado uma breve pausa, e reiniciou os trabalhos com novos colaboradores e muita energia para as futuras apresentações, graças a aprovação do projeto na Lei Paulo Gustavo e no Proac-SP (Programa de Ação Cultural de São Paulo).

A atriz Lívia Dias, de 21 anos, faz parte do elenco desde a primeira edição do espetáculo, e não esconde a felicidade com a retomada das apresentações. “Eu estava muito ansiosa com essa volta de ‘O Caminho do Sol’. A gente sempre cria uma expectativa muito grande sob “Núcleo Vamos” apresenta peça teatral “O Caminho do Sol” para mais de 80 alunos em comemoração ao aniversário de Vinhedo Escola Municipal Integração foi palco para o espetáculo gratuito que conta a história da cidade por uma nova perspectiva

Às vésperas do aniversário de 75 anos de Vinhedo, a ser celebrado no próximo dia 2 de abril, o grupo teatral “Núcleo Vamos” retomou na última quarta-feira, dia 27, as apresentações do espetáculo “O Caminho do Sol”, que conta a história de  Vinhedo pelo prisma de “Peabiru”. Os contemplados foram os alunos da EJA (Educação para Jovens e Adultos) da Escola Municipal Integração.

Assim, o que era para ser uma noite comum de estudos para os mais de 80 alunos, se tornou um dia memorável, pela oportunidade de prestigiar o espetáculo  de forma totalmente gratuita. “Os alunos gostaram bastante, deu para sentir uma verdade muito potente neles (…) no começo eles estavam brincando muito, mas depois ficaram todos vidrados, foi muito legal”, contou Maria Clara, uma das diretoras e fundadoras do grupo.Já a professora Rosa, que leciona a disciplina de Artes na instituição acompanhou a apresentação, ficou encantada com o espetáculo. “Eu agradeço o privilégio de poder proporcionar esse momento para os nossos alunos. Alguns deles não têm acesso à Cultura, infelizmente, por condições financeiras ou por não conhecer, então pela reação dos meus alunos, eu pude perceber que foi muito importante para eles, além de muito encantador. Tenho uma aluna que ficou muito emocionada com a apresentação, artisticamente falando, pelo show de luzes, de performance, expressão corporal, a atuação, sintonia, domínio de conteúdo (…) Muito obrigada pela oportunidade única para os nossos alunos” disse emocionada.

ESPETÁCULO

A peça teatral “O Caminho do Sol” conta a história do Peabiru, uma rota milenar que, segundo a história, ligava o oceano Atlântico ao Pacífico, há mais de nove mil anos, o que influenciou na exploração das riquezas do continente Sul-Americano pelos invasores europeus, que utilizavam a rota. Hoje, poucos trechos desse caminho estão preservados e o Núcleo Vamos arrisca-se a desenhar, por meio de coralidades, novos caminhos possíveis.

Este espetáculo se relaciona à Vinhedo, não só por ser a cidade natal da maioria dos atores do elenco, mas também pelo falo de que o caminho do Peabiru, segundo alguns estudos, passava por Vinhedo. De acordo com relatos, este seria o trajeto feito pelos bandeirantes para chegar até esta região.

GRUPO

O “Núcleo Vamos” foi formado no início de 2022 com a ideia de criar um espaço fértil para pesquisa de coralidade em cena, aprofundando os estudos em corpo e sonoridades. O grupo já participou de festivais como o Festival Nacional de Passos em Minas Gerais, com o espetáculo “Caminho do Sol” e ganhou o prêmio de segundo lugar no FESTEVI (Festival de Teatro de Vinhedo) de 2022 também com esta obra. No repertório, o grupo conta ainda com a peça “Por Elise”, da escritora Grace Passo, e está trabalhando na montagem do terceiro espetáculo.

SERVIÇO

Mais informações: www.instagram.com/nucleovamos/

Fotos: Fernanda Albino (@fernandafotografias)

COMPARTILHE NAS REDES