RMC
Observatório Municipal de Trânsito de Campinas avança na execução de ações do Plano de Segurança Viária

Participantes também puderam conhecer o plano de ações de fiscalização que já vem sendo colocado em prática pela Emdec – Crédito: Emdec/Divulgação
Reunião de alinhamento aconteceu nesta terça-feira, 24, integrando a Semana da Mobilidade Urbana
Dando mais um passo para a concretização de ações previstas no Plano de Segurança Viária de Campinas (PSV), cerca de 40 membros do Observatório Municipal de Trânsito se reuniram nesta terça-feira, dia 24 de setembro, na sede da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que também integra o órgão intersetorial. Diferentes secretarias municipais, além de concessionárias e forças de segurança estiveram presentes e debateram a implementação de iniciativas até o final de 2024. A reunião fez parte da programação da Semana da Mobilidade Urbana (Semob) da metrópole.
Foram planejadas ações em cada um de seis eixos: Gestão; Mobilidade e vias seguras; Fiscalização; Dados e evidências; Educação e comunicação; e Atendimento às vítimas. Os órgãos relacionados ao cumprimento das ações do PSV debateram sobre como colocarão em prática três iniciativas por eixo, até dezembro.
Os presentes também puderam conhecer o plano de ações de fiscalização que já vem sendo colocado em prática pela Emdec, em apresentação realizada pelo gerente da Divisão de Fiscalização e Operação da empresa, Claudionir de Sá. Ele apresentou dados de sinistralidade (acidentalidade) que vêm norteando a atuação dos agentes da mobilidade urbana pelas vias da metrópole. Também destacou os resultados obtidos na realização de operações de inteligência com a Guarda Municipal, como a remoção de veículos com acúmulo de multas e histórico de direção de risco.
O gerente compartilhou que neste ano, até o dia 11 de setembro, foram realizadas 95 operações integradas, que levaram a 3.925 autuações e 1.044 remoções de veículos ao Pátio Municipal. “O objetivo daqui para a frente é potencializar essas ações e o alinhamento com o Plano de Segurança Viária”, ressaltou De Sá. “Os resultados, nós colheremos lá na frente”, pontuou.
Além da Emdec, estiveram na reunião representantes das pastas de Transportes; Infraestrutura; Justiça; Saúde (Devisa); Desenvolvimento e Assistência Social; Urbanismo; Planejamento e Desenvolvimento Urbano; e Comunicação. Também participaram membros da Guarda Municipal, Centro Integrado de Controle e Comando de Campinas; Detran/SP; Polícias Civil, Militar; Núcleo de Perícias Médico Legal de Campinas; Núcleo de Perícias Criminalísticas de Campinas; Departamento de Estradas de Rodagem (DER); PUC Campinas; WRI Brasil; Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS); e as concessionárias Via Colinas e Rota das Bandeiras.
Semob 2024
A programação da Semana da Mobilidade Urbana de Campinas inclui diversas atividades, como capacitações para motoristas do transporte público coletivo, workshop para motociclistas, oficinas e vivências com crianças e jovens de escolas e instituições.
Também tem blitze educativas com motociclistas, esquetes teatrais nas faixas de pedestres para conscientização sobre travessia segura, ações educativas em bares para conscientização sobre os riscos da combinação álcool e direção, comemoração do Dia do Agente da Mobilidade Urbana, participação em caminhadas e encontros de ciclistas, simulado de atendimento de acidente com múltiplas vítimas, entre outras atividades.
Mais informações sobre a Semob 2024 estão disponíveis no hotsite www.emdec.com.br/semob. As atividades seguem até o início de outubro.


