RMC
Indaiatuba adquire equipamento para modernizar e dar mais eficiência à Operação Tapa-Buracos

Novo equipamento possibilita o transporte da massa asfáltica, sem comprometer a temperatura do produto
A Prefeitura de Indaiatuba acaba de adquirir um novo caminhão e um equipamento exclusivo para auxiliar na Operação Tapa-Buracos. A máquina moderniza o sistema de trabalho da equipe da Secretaria de Obras e Vias Públicas, e possibilita o transporte da massa asfáltica quente, o que garante mais durabilidade do reparo, reduz perdas de material e gera mais economia aos cofres públicos. Foram investidos R$ 934.100,00 na aquisição do caminhão e do novo equipamento.
O novo equipamento funciona como um silo isotérmico que possibilita o transporte da massa asfáltica até o local de trabalho, sem comprometer a temperatura do produto. Quanto mais quente a massa usada, maior a durabilidade do reparo.
Outra vantagem é que as sobras de massa asfáltica no final do dia também poderão ser reaproveitadas no dia seguinte. “Com o sistema antigo de transporte da massa asfáltica, não era possível manter a temperatura do material por muito tempo e também não era possível guardar a massa que sobrava no final do dia. Agora, poderemos armazenar e manter a massa aquecida por até cinco dias”, explicou o secretário de Obras, Robenilton Dothe Oliveira Lima.
O prefeito reforçou a questão da modernização do sistema de trabalho. “Essa modernização de equipamentos também garante mais conforto ao nosso servidor, que no dia a dia está nas ruas trabalhando na Operação Tapa-Buracos. Com certeza queremos gerar economia, agilizar e tornar o trabalho mais eficiente, mas também queremos proporcionar uma melhora nas condições de trabalho do nosso servidor, que é uma grande preocupação da Administração Municipal”, ressaltou.
Para complementar, a Secretaria de Obras e Vias Públicas adquiriu recentemente um tanque estacionário estático para armazenamento de emulsão asfáltica, com capacidade de 30 mil litros. Esse equipamento também mantém o material armazenado em condição térmica ideal para uso. A emulsão asfáltica é usada na impermeabilização de solo antes de receber a massa asfáltica nas obras de pavimentação, de recapeamento e na Operação Tapa-Buracos.


