RMC
Hortolândia inicia grupo com reuniões online do programa de antitabagismo
Programa da Prefeitura para pessoas que querem parar de fumar realiza encontro inaugural do 100º grupo, nesta quinta-feira (28/11)
Hortolândia alcança uma marca emblemática na área da saúde. O Programa de Antitabagismo da Prefeitura abre o 100º grupo que promove reuniões online com pessoas que querem parar de fumar. O encontro inaugural do 100º grupo, com 20 pessoas, acontece nesta quinta-feira (28/11), às 9h.
A coordenadora do programa, a médica Regina Happ, destaca essa importante conquista alcançada pelo município. “Estou felicíssima! O slogan que criamos, e que pegou entre os participantes dos grupos, é que esse programa vai muito além do tabaco. O programa é a ressignificação da história e da vida de cada pessoa que participa dos grupos e que quer parar de fumar”, comemora com entusiasmo contagiante a coordenadora.
Inicialmente, o programa foi criado pela Secretaria de Saúde, em 2005. Por causa da pandemia do Coronavírus, o programa suspendeu a realização das reuniões presenciais. Em cumprimento às restrições de isolamento social que foram determinadas na época pelas autoridades sanitárias, a médica teve a ideia de retomar o programa por meio de reuniões online.
De acordo com Regina Happ, a primeira reunião no formato virtual foi realizada no dia 03 de dezembro de 2020, com a participação de dez pessoas, todas pacientes da UBS Novo Ângulo. Por isso, para comemorar a criação do 100º grupo, alguns dos participantes que são atendidos pela UBS Novo Ângulo assistirão a primeira reunião por computador em uma sala na própria unidade. As demais pessoas do 100º grupo participarão do encontro inaugural por meio de celular ou computador em suas casas.
RESULTADO POSITIVO
A criação dos grupos on-line deu resultado tão positivo que, desde então, a Secretaria de Saúde continuou com o programa no formato virtual, mesmo após o fim da pandemia.
Cada grupo tem, em média, 20 pessoas. Com base nesse dado, a médica estima que, desde o início das reuniões online, cerca de 2.000 pessoas já tenham participado do programa.
“O formato on-line é mais prático, pois evita que os participantes tenham gastos de deslocamento e tempo. O formato ainda possibilita que eles participem das reuniões em suas casas, via celular ou computador. Assim, eles ficam mais à vontade para conversar, contar suas experiências e interagir com os demais participantes”, destaca a médica.
COMO PARTICIPAR
Quem quer deixar de fumar e tem interesse em participar do programa, deve procurar a UBS de referência ou mais próxima de onde mora. As UBSs encaminham a lista de interessados para a médica. A partir daí, ela monta novos grupos, de acordo com a disponibilidade de dia e horário de cada participante. Segundo Regina Happ, três novos grupos são abertos a cada quatro semanas. Cada grupo tem reuniões on-line uma vez por semana, com duração de uma hora. As reuniões são às terças-feiras, às 19h, e às quintas-feiras, às 9h e 19h, por meio da plataforma Google Meet.
Nas reuniões online, os participantes conversam e compartilham entre si suas experiências com o cigarro e dificuldades em largar o vício. É frequente a participação de ex-fumantes que conseguiram largar o consumo de cigarro por meio do programa. Eles dão seus depoimentos para apoiar e ajudar as demais pessoas que estão tentando parar de fumar.
Além de mediar as reuniões, a médica dá orientações e informações sobre o consumo de cigarro, seus malefícios e os benefícios que deixar de fumar traz para a saúde. Atualmente, um dos principais temas abordados nas reuniões dos grupos é o cigarro eletrônico, cujo uso é crescente e, segundo a médica, provoca graves malefícios à saúde.
O programa oferece aos participantes medicamentos e adesivos para parar de fumar. A prescrição dos fármacos é feita somente mediante a avaliação que a médica faz de cada paciente.É por esse motivo que Regina Happ faz questão de salientar que o programa vai muito além do tabaco. “Nas reuniões online, reforçamos que o programa melhora a saúde dos participantes de forma holística. Trabalhamos a saúde em suas seis esferas: física, intelectual, profissional, social, espiritual e emocional”, destaca a médica.
A demanda pelo programa é crescente. Prova disso é que a médica já vai abrir os grupos de números 101 e 102. A primeira reunião online do 101º grupo está marcada também para esta quinta-feira (28/11), às 19h. Já o encontro inaugural do 102º grupo será na próxima terça-feira (03/12), às 19h.