RMC
Hemocentro da Unicamp está com estoque crítico de sangue
Hemocentro está com estoque para atender à demanda hospitalar por um período de um a três dias – Foto: Antonio Scarpinetti
O serviço de coleta ressalta haver mais urgência na doação dos tipos sanguíneos A e O positivo, que possuem um maior fluxo de saída
Fonte: Jornal da Unicamp
O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Unicamp precisa de sangue. Neste momento, os estoques estão em estado crítico, podendo atender à demanda hospitalar por um período de um a três dias. O serviço de coleta ressalta haver mais urgência na doação dos tipos sanguíneos A e O positivo, que possuem um maior fluxo de saída. O Hemocentro responde atualmente pelo atendimento de 95% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Metropolitana de Campinas (RMC), e pelo menos três pessoas são beneficiadas com cada bolsa de sangue.
“Neste momento os estoques de sangue estão em estado de alerta. Nós temos capacidade de atender à demanda hospitalar por um período de um a três dias. O ideal é manter esses estoques com pelo menos cinco dias de capacidade, garantindo assim uma margem de segurança muito mais confortável”, disse Eduardo Baungartner, analista-executivo do Hemocentro.
A chegada das temperaturas mais baixas e das férias escolares também preocupam os profissionais da área. Historicamente, nesse período, registra-se uma queda de aproximadamente 30% no volume de doações.
‘Dia D’ da doação
Pensando em conscientizar e incentivar as pessoas a doarem sangue, a Rede Globo, juntamente com sua afiliada EPTV, promove a Campanha Regional de Doação de Sangue 2024, na região de Campinas, na região central do Estado de São Paulo, em Ribeirão Preto e no sul de Minas Gerais, com o objetivo de aumentar o estoque de sangue em hemocentros, hospitais e outros pontos de coleta.
A campanha ocorrerá até o dia 30 de abril e terá um “Dia D”. Segundo o material de divulgação oficial, no “’Dia D’ da campanha, marcado para o próximo dia 27 (sábado), os municípios e instituições participantes fazem um cronograma de ações para atrair mais doadores e, assim, fortalecer as arrecadações.
A campanha ocorrerá até o dia 30 de abril e terá um “Dia D” que será no próximo sábado, dia 27
Níver no Hemo
Em 2024, o Hemocentro também lançou a campanha Níver no Hemo, que tem como objetivo presentear os que levarem à instituição um grupo de doadores na semana do seu aniversário. O aniversariante e seu grupo receberão um bolo após a doação, e a equipe do Hemocentro cantará parabéns. A ação ocorrerá apenas na unidade da Unicamp e conta com o patrocínio de docerias da região.
Serão marcados até cinco aniversários por mês e, para participar, os interessados devem agendar o evento via mensagem direta na conta do Instagram @hemocentrounicamp ou pelo email rihemo@unicamp.br, com no mínimo sete dias de antecedência.
Como doar
Para realizar a doação de sangue, é necessário ir a um dos pontos de coleta levando consigo um documento oficial com foto. Segue-se a realização de um cadastro e uma pré-triagem, na qual são medidos a temperatura, o peso e a pressão arterial do potencial doador. Após isso, o candidato realiza uma entrevista com um profissional encarregado de analisar os dados da triagem e outras informações. Caso ele seja aprovado, inicia-se o processo de doação, com cerca de dez minutos de duração. Ao final, o doador ganha um lanche. Gasta-se cerca de uma hora para realizar todo o processo.
Para mais informações acesse o site do Hemocentro.
Os critérios básicos para a doação de sangue são os seguintes:
Ter entre 16 e 69 anos (no caso dos menores de 18 anos, é necessário o consentimento de um responsável legal; documento disponível no site)
Estar em bom estado geral de saúde
Pesar no mínimo 50 quilos
Estar alimentado (é importante, porém, ter evitado alimentos gordurosos)
Apresentar um documento original com foto, emitido por um órgão oficial
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas
Não ter fumado duas horas antes da doação e não fumar nas duas horas seguintes à doação
Pontos de doação
Hemocentro Unicamp – Rua Carlos Chagas 480, Cidade Universitária, Barão Geraldo
Segunda a sábado, das 7h30 às 15h
Hospital Municipal Mário Gatti – Av. Prefeito Faria Lima, 200, Parque Itália, Campinas
Segunda a sábado, das 7h30 às 15h00
Em Valinhos:
Campanha Mensal do Rotary Club em parceria com o Hemocentro
Dia 21 de maio – das 8h30 às 12 horas
Local – sede do Rotary Club de Valinhos
Rua Doze de Outubro, 635, Vila Santana