RMC
ESF de Americana do Parque da Liberdade promove palestra sobre racismo e saúde

A equipe da unidade de ESF (Estratégia Saúde da Família) do Parque da Liberdade promoveu, nesta segunda-feira (18), uma palestra em que abordou o racismo e os cuidados gerais com a saúde. O tema foi em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro. A palestra foi ministrada pelo enfermeiro da unidade, Marcos Paulo Rodrigues.
O profissional falou aos usuários que aguardavam por consulta médica, na área da recepção, sobre a importância da data e os impactos causados pelo racismo na saúde da população. Ele também abordou outros temas importantes, como a doença falciforme, mortalidade infantil e a importância do acompanhamento pré-natal e da realização do exame do pezinho.
“Trazer a temática do racismo para a Atenção Básica é de suma importância e de interesse para toda a sociedade, visto que os determinantes sociais e raciais são fatores que influenciam sobremaneira o processo saúde-doença”, afirmou Marcos.
Sobre a doença falciforme, o enfermeiro explicou que se trata da doença genética mais prevalente no Brasil, e que a grande maioria das pessoas não a conhece. “Graças às políticas de saúde atuais, doenças como esta são detectadas antes mesmo da criança nascer, possibilitando tratamento adequado e qualidade de vida”, concluiu.


