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Emdec Campinas formaliza pedido de liminar para garantir frota mínima no transporte público

Terminal Ouro Verde foi um dos mais impactados pela paralisação – Crédito: Divulgação/Emdec

Imposição de multa no valor de R$ 50 mil foi pleiteada, em caso de nova paralisação

Para evitar mais impactos aos usuários na operação do transporte público coletivo de Campinas, em caso de novas paralisações, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) formalizou, na tarde desta sexta-feira, 13 de junho, pedido de liminar junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. A empresa aguarda despacho do desembargador designado.

A Emdec pleiteia manutenção de 100% da operação do transporte ou, em segunda análise, que ao menos seja determinada a operação de 70% da frota nos horários de pico e 50% nos entre picos.

A Emdec também pleiteou que seja estipulada multa no valor de R$ 50 mil, a ser aplicada ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Campinas e Região, em caso de descumprimento.

 “Queremos garantir que os usuários sejam atendidos, com o mínimo de impacto possível. A operação não pode parar, o transporte público é um serviço essencial e muitas pessoas contam com os ônibus para chegarem ao trabalho diariamente”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

 Sobre a paralisação

A paralisação, motivada por pauta salarial, teve início por volta de 4h desta sexta-feira, 13 de junho, e durou cerca de duas horas. Os veículos começaram a sair das garagens em direção aos pontos iniciais e terminais a partir das 6h.

A operação foi totalmente normalizada por volta de 9h. A liberação dos veículos foi planejada de modo a evitar comboios durante a operação. Aderiram ao movimento motoristas das empresas concessionárias Onicamp, VB1, VB3 e Campibus, que operam 161 linhas municipais.

A Emdec adotou a Operação PAESE (Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente às Situações de Emergência). Vinte e três veículos do sistema de transporte alternativo, operados pelas cooperativas (Pádova, Cotalcamp, Altercamp e Cooperatas) foram direcionados para atender as linhas de maior demanda do sistema convencional, nos principais eixos.

Alémisso, o horário de funcionamento das linhas do serviço “Corujão”, que circulam durante a madrugada, foi estendido: todas as linhas realizaram duas viagens adicionais

Todos os terminais urbanos, com exceção do Campo Grande e Itajaí, foram afetados. O maior impacto ocorreu no Terminal Ouro Verde. Os agentes monitoraram a saída dos veículos nas garagens e a movimentação de passageiros nos principais terminais urbanos e, também, nas estações Expedicionários e Moraes Salles, que concentram maior demanda na região central.

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