RMC

Comércio do entorno do Terminal Mercado passará por requalificação em Campinas

Anúncio da requalificação foi realizado nesta segunda-feira, 6 de maio, pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, durante evento no Salão Vermelho da Prefeitura

O comércio em solo público no entorno do Terminal Mercado passará por uma requalificação. O projeto foi negociado pela autarquia de Serviços Técnicos Gerais (Setec) com os permissionários que atuam ao redor do Terminal. A iniciativa foi tomada no contexto das ações que estão sendo promovidas pela Prefeitura na área central. O Terminal Mercado em si está passando por uma revitalização completa que integra a série de ações que marcam as comemorações dos 250 anos de Campinas. Iniciadas em novembro de 2023, as obras estão em ritmo avançado e já se encaminham para o final.

O anúncio da requalificação do entorno do Terminal Mercado foi realizado nesta segunda-feira, 6 de maio, pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, durante evento no Salão Vermelho da Prefeitura. “É um passo importante para melhorar e requalificar o Centro da cidade. Nós temos a reforma e restauro do Mercado Municipal, que está na fase final e deverá ficar pronto nos próximos meses, temos a reforma total do Terminal Mercado em frente ao Mercadão, e esta requalificação do comércio entorno do Terminal, que é um avanço fantástico para melhorar todo o ambiente, as condições de trabalho dos comerciantes e também o ambiente de compras na região”, disse o prefeito.

De acordo com ele, o projeto não é só da Prefeitura mas dos permissionários, que aceitaram fazer esta requalificação. “Tenho certeza que esta requalificação vai melhorar o movimento em todas as bancas, vai atrair gente e aquela região, com o Mercadão todo restaurado, o Terminal e o comércio, vai virar um ponto turístico da cidade de Campinas”, completou Dário.

O que será feito?

As 140 bancas do local serão trocadas por outras novas, padronizadas. Isso garantirá um visual moderno e atrativo para a população que frequenta o local. A troca das bancas deverá começar no dia 13 de maio com previsão de término em outubro. A implantação gradativa do BRT conta com uma estação na mesma região.

O investimento nas novas bancas será dos próprios permissionários, com custo de R$ 2,9 milhões. Cabe à prefeitura a realização das obras no entorno. As dimensões das bancas são de 3,22 m²; 5,06 m² e 7,36 m².

O presidente da Setec, Enrique Lerena, explicou que a ideia de requalificar o Terminal Mercado começou com um projeto que envolve vários outros órgãos como a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) – com a reforma do Terminal – e a Setec (que pensa em como melhorar o entorno do Terminal). “Foi um processo de negociação complexo que culminou com uma excelente solução: os permissionários se organizaram por meio de uma cooperativa e obtiveram melhores condições para o financiamento”, disse Lerena.

Requalificação do Centro 

Segundo o vice-prefeito de Campinas, Wanderlei de Almeida, a atual gestão da Prefeitura tem se dedicado à pauta de requalificação do Centro desde o primeiro dia de governo. “São várias as medidas e esta é mais uma que vai integrar o conjunto do Mercado Municipal. Temos a reforma do Mercadão que tem mais de 100 anos e passa por reforma, o Terminal Mercado e agora, para contemplar o conjunto todo, esta requalificação do espaço dos permissionários”, afirmou.

Também estiveram presentes o presidente da Emdec, Vinícius Riverete e o vice-presidente da Câmara de Campinas, Carlinhos Camelô. O projeto do entorno do Terminal Mercado é do arquiteto Ronald Tanimoto.

Esta ação integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear.

COMPARTILHE NAS REDES