RMC

Combate à violência doméstica é o tema do segundo dia no 4º EIGM

Foram abordados assuntos como legislação, casos de sucesso e o papel dos homens na luta contra este tipo de crime

O tema do 4º Encontro do Interior de Guardas Municipais nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, foi o enfrentamento à violência contra a mulher. Na programação do segundo dia de evento, um debate sobre a legislação, apresentação de casos de sucesso e troca de experiências para o fortalecimento de ações em defesa da mulher. foram os destaques.

A comandante da GM Campinas, Maria de Lourdes Soares, fez a abertura do evento. “A luta para combater a violência doméstica é um trabalho diário das guardas municipais, trabalhando também na prevenção, para que essa violência não se perpetue e não haja uma curva ascendente para este tipo de crime”, avaliou a comandante.

O primeiro painel do dia foi conduzido pelo promotor de Justiça Rogério Sanches Cunha, que fez um bate-papo com os guardas municipais sobre a Lei Maria da Penha e medidas protetivas, esclarecendo itens e detalhando os principais artigos do instrumento jurídico que protege as vítimas de violência. “Cuidar dessas mulheres por meio das guardiãs e patrulha Maria da Penha Sanches é uma área das guardas municipais que tem rendido bons frutos”, salientou o promotor.

Campinas possui o programa Guarda Amigo da Mulher (GAMA), que fiscaliza o cumprimento de medidas protetivas, com visitas regulares das equipes do programa às mulheres assistidas. As vítimas com medida protetiva e inscritas no programa contam com um botão de pânico, o SOS Gama, que permite um acionamento rápido da GM em caso de descumprimento da ordem judicial.

Na sequência, equipes das patrulhas Maria da Penha das cidades de Jundiaí, Capivari, Indaiatuba e Valinhos apresentaram casos de sucesso e ferramentas que seus municípios possuem para o atendimento das mulheres vítimas de violência.

À tarde, o professor Sérgio Barbosa, especialista em masculinidades, relações de gênero e violência de gênero, fez uma roda de conversa chamada de “Papo de Homem” para uma reflexão do papel do homem na luta contra a violência contra a mulher. “Reconhecer o patriarcado é o primeiro passo para superar as adversidades e reduzir o ciclo de violência. Nós, homens, precisamos refletir sobre nosso comportamento e atitudes em relação às mulheres”, propôs Barbosa.

Na sequência, foram apresentadas as funcionalidades para a segurança para mulheres usuárias da plataforma de aplicativo de transportes 99. A palestra foi conduzida pela diretora de segurança da empresa, Tatiana Scatena.

Finalmente, a última palestra do dia foi sobre a atuação do poder judiciário na aplicação da Lei Maria da Penha, com a desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário do Estado de São Paulo (COMESP) e com Wendell Lopes Barbosa de Souza, juiz de direito e membro do COMESP.

O evento encerrou com o encontro de comandantes.

4⁰ EIGM

O 4º Encontro do Interior de Guardas Municipais é realizado entre os dias 25 e 27 de setembro na Expo Dom Pedro entre 9h e 18h e reúne 25 guardas municipais de sete estados do país.

Amanhã, dia 27 de setembro, será realizado o tradicional Torneio de Cães Policiais e canis de 37 cidades já se inscreveram para participar.

COMPARTILHE NAS REDES