RMC

Cidades da região avançam na viabilização do Sistema Conjunto de Alerta de Enchentes

Gestores de Defesa Civil de três municípios se reúnem em Campinas para alinhar a parceria, aprimorar a comunicação e expandir o monitoramento hídrico contra cheias

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 12 de dezembro, no Departamento de Defesa Civil de Campinas, representantes de cidades da região evoluíram no  fortalecimento da cooperação mútua para o enfrentamento a inundações. O encontro, que reuniu coordenadores e diretores de Campinas, Monte Mor e Capivari, focou em aprimorar a troca de informações e o monitoramento hidrológico na bacia comum, visando aumentar o tempo de resposta e a segurança das populações.

“Essa iniciativa simboliza um esforço coletivo em prol da segurança regional, com foco na prevenção e na construção de respostas cada vez mais eficientes aos extremos climáticos”, disse o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

O secretário municipal de Defesa Civil de Monte Mor, Daniel Honorato, compartilhou a experiência local com as cheias, que costumam afetar primeiro os bairros Jardim Capuavinha e Jardim Progresso. Ele reforçou o valor de uma comunicação ainda mais ágil com Campinas. “O tempo de deslocamento da água entre os municípios é de 8 a 12 horas. Receber a informação com a máxima antecedência possível é um ganho inestimável para nossas ações”, afirmou Honorato.

Júlio Capossoli Neto, diretor da Defesa Civil de Capivari, acrescentou que, em seu município, esse intervalo chega a 36 horas, destacando o potencial benefício para toda a região de um fluxo de dados integrado e rápido.

Para tornar os alertas ainda mais precisos e confiáveis, os gestores discutiram a expansão e a complementação da rede de monitoramento. Foi avaliada a instalação de novos pontos de coleta de dados em locais estratégicos de Campinas, que possam fornecer informações complementares fundamentais para esse monitoramento.

Outro avanço acordado foi a futura instalação de um sistema de régua e câmeras no bairro Campina Grande. Serão feitos estudos técnicos para definir o local ideal.

A reunião também propôs a solicitação de consultoria técnica ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para instalação de um sistema do Centro no bairro Itajaí.

Como primeira medida prática e imediata, a Defesa Civil de Campinas se comprometeu a compartilhar sistematicamente os relatórios de vias alagadas fornecidos pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). As informações serão enviadas por um grupo de WhatsApp dedicado às equipes de Monte Mor, Capivari e Rafard.

Também participaram do encontro os coordenadores da Defesa Civil de Campinas, de Resiliência a Desastres, Edinaldo Lopes da Silva; de Operações, Joel Santos e de Monitoramento e Alerta, Sueli Castiglieri.

COMPARTILHE NAS REDES