RMC
Campinas mobilizou forças de segurança, limpeza e fiscalização para o Carnaval de 2025

Crédito: Carlos Bassan
Foram 683 ocorrências registradas pela Guarda Municipal, 40,8 toneladas de resíduos recolhidos e 175 estabelecimentos comerciais orientados ou fiscalizados
A Prefeitura de Campinas divulgou nesta quarta-feira, dia 5, o balanço das atividades realizadas pelas equipes municipais nos “bastidores” da folia. Além da organização do evento pela Secretaria de Cultura e Turismo, a segurança, a limpeza e o cumprimento das normas municipais foram garantidas por equipes das Secretarias de Segurança Pública, Serviços Públicos e Urbanismo. O suporte destes profissionais contribuiu para o sucesso da festa que movimentou a cidade com 60 blocos e um total de 240 horas de festa, atraindo 250 mil pessoas ao longo dos dias de folia.
Segurança Pública
Para garantir a segurança e a ordem pública, a Guarda Municipal de Campinas realizou uma ampla operação, registrando 683 ocorrências. As equipes também intensificaram ações para coibir pancadões que geram transtornos em bairros como Jardim Novo Campos Elíseos, Cidade Satélite Íris, Vila União e Campo Belo. Como resultado, 30 carros e 12 motos envolvidos nessas aglomerações irregulares foram recolhidos, além da apreensão de 21 caixas de som.
A comandante da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares, destacou a complexidade da atuação da corporação durante o evento. “O Carnaval exige muito da nossa Guarda Municipal, desde o planejamento e movimenta muitos profissionais, pois participamos de todos os eventos. Buscamos sempre entregar o máximo de tranquilidade aos foliões e creio que temos alcançado esse objetivo. Além da dedicação dos nossos agentes, temos bom diálogo com os grupos e adotamos estratégias que atendam às mudanças de cenário. Neste ano, temos que destacar o apoio de todos os setores envolvidos. O sucesso e a segurança da festa só ocorreram porque todas as equipes e órgãos envolvidos colaboraram. Vale ressaltar também a integração que tivemos com a Polícia Militar, que uniu esforços na parte da segurança. Essa integração auxiliou em todo o processo”, explica a comandante.
Cidade limpa e higienizada após a folia
Além da segurança, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos mobilizou uma força-tarefa para garantir a limpeza das ruas e dos espaços utilizados pelos blocos. Durante os dias de festa, aproximadamente 700 profissionais trabalharam na varrição, coleta de resíduos e lavagem das vias. Para a higienização dos espaços, foram utilizados mais de 7 mil litros de desinfetante, e 40,8 toneladas de resíduos foram recolhidas e encaminhadas ao aterro sanitário.
O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, enfatizou o empenho das equipes na manutenção da cidade.
“Foram realizados trabalhos antes, durante e depois da passagem dos blocos. O nosso objetivo foi entregar a estrutura de limpeza para a realização das festas e também espaços limpos depois que os eventos acabavam. Nesses dias de carnaval, a Secretaria de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Limpeza Urbana, deu todo o apoio às atividades do Carnaval em vários locais da nossa cidade. Foram designados perto de 700 funcionários dedicados à varrição, limpeza e coleta de resíduos sólidos, além da lavagem das ruas e dos locais destinados ao Carnaval”, destacou.

Fiscalização garantiu o cumprimento das regras
O trabalho da fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo também foi intensificado durante o Carnaval. As equipes do Departamento de Urbanismo monitoraram estabelecimentos comerciais, garantindo o cumprimento das normas municipais. No total, 175 estabelecimentos foram orientados ou fiscalizados, enquanto 32 foram intimados ou fechados por descumprirem exigências como a apresentação do alvará ou o funcionamento fora do horário permitido.
“Nossas equipes se empenharam na fiscalização, garantindo o cumprimento das normas e colaborando com a segurança dos foliões. Além das autuações, os fiscais atuaram preventivamente, orientando vendedores ambulantes e comerciantes sobre as normas do decreto municipal que proibia o porte e venda de bebidas em recipientes de vidro e estabelecia horários para encerramento de operações”, disse a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat.
O balanço das operações demonstra o esforço conjunto das equipes de segurança, limpeza e fiscalização para garantir um Carnaval seguro, organizado e sem impactos negativos para a cidade e seus moradores. “O planejamento e a sinergia entre todos os órgãos tornou possível um Carnaval de grandes proporções, representativo, diverso e que foi um sucesso graças ao esforço de todos. Quem ganha com isso é a cidade e todos que amam Carnaval”, finaliza a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.


