RMC
Campinas inicia requalificação do comércio no entorno do Terminal Mercado
Barracas serão trocadas por modelos mais modernos e atrativos – Crédito: Rogério Capela
As 140 bancas do local começaram a ser trocadas por outras novas, padronizadas, de cimento armado, o que garantirá um visual moderno e atrativo para a população que frequenta o local
O comércio em solo público no entorno do Terminal Mercado, no Centro de Campinas, passa por uma requalificação. As 140 bancas do local começaram a ser trocadas por outras novas, padronizadas, de cimento armado. Isso garantirá um visual moderno e atrativo para a população que frequenta o local. A substituição das bancas começou nesta segunda-feira, 13 de maio, com previsão de término em outubro.
O projeto foi negociado pela autarquia de Serviços Técnicos Gerais (Setec) com os permissionários que atuam ao redor do Terminal. A iniciativa foi tomada no contexto das ações que estão sendo promovidas pela Prefeitura na área central. O Terminal Mercado em si está passando por uma revitalização completa que integra a série de ações que marcam as comemorações dos 250 anos de Campinas. Iniciadas em novembro de 2023, as obras estão em ritmo avançado e já se encaminham para o final. Outras obras que fazem parte da revitalização do Centro da cidade são as obras da Avenida Campos Sales, da Rua José Paulino e Centro de Convivência Cultural.
Nessa intervenção do terminal Mercado, os permissionários ficaram responsáveis pela aquisição dos módulos de concreto, que substituirão a estrutura atual. Serão trocados todos os 140 boxes, o que resultou num investimento total de R$ 2,9 milhões. Já a Prefeitura fica responsável por toda revitalização da área, incluindo as calçadas, bem como pela construção do pórtico na entrada do Terminal.
De acordo com Enrique Lerena, presidente da Setec, a requalificação do comércio entorno do Terminal é um avanço para melhorar todo o espaço, as condições de trabalho dos comerciantes e o ambiente de compras na região. “Com essa readequação do comércio no entorno do Terminal Central e com a instalação de um terminal do BRT nas proximidades, esperamos que aumente consideravelmente o fluxo de pessoas que passam pelo local, e consequentemente o movimento no comércio”, disse o presidente da Setec.