RMC
Baixas temperatura e umidade levam Campinas ao estado de alerta

Campinas está em estado de alerta por causa da baixa temperatura. A medida foi adotada pela Defesa Civil na madrugada de domingo para segunda-feira, 13 de junho, depois que a temperatura na cidade ficou abaixo dos 13°C (treze graus Celsius). A cidade também entrou em estado de alerta por conta da baixa umidade relativa do ar, que nesta segunda-feira chegou a 20,6%.
O padrão de 13ºC para definir o alerta em função da queda brusca de temperatura está estabelecido no decreto municipal nº 9.124, de 29 de abril de 2016, que dispõe sobre a Operação Estiagem 2016, como explica o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
O diretor explicou que a umidade relativa do ar também preocupa porque vem caindo bruscamente nos últimos dias. Quando os índices vão abaixo dos 30º C é declarado estado de atenção; quando chegam a 20º, o estado é de alerta, e abaixo de 12º C é declarado estado de emergência.
O frio vem batendo recorde dia após dia e nesta manhã de segunda-feira, Campinas registrou 5.3ºC. A temperatura mínima medida pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade de Campinas (Unicamp) foi às 7h10, com sensação térmica de -0.9ºC.
Operação Inverno
A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS) informa que a Operação Inverno 2016, que começou no dia 1º de maio, já distribuiu 2.500 cobertores para pessoas em situação de rua.
A Operação Inverno é realizada todo ano, entre os meses de maio a setembro. O objetivo é acolher as pessoas em situação de rua e suprir suas necessidades imediatas, facilitando o acesso emergencial aos serviços da rede de proteção do município, por meio do referenciamento social durante o inverno.
O esquema de trabalho desencadeado pela SMCAIS, por intermédio do Serviço de Abordagem Social (SOS Rua), tem apoio da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, contando ainda com a parceria do Conselho Tutelar e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
Para solicitar atendimento às pessoas em situação de rua que requerem cuidados, principalmente durante as noites mais frias, basta ligar para o SOS Rua no fone (19) 99782-4277 até as 21h.
As pessoas em situação de rua, no período de inverno, ficam expostas ao risco de hipotermia e ao desconforto das baixas temperaturas, necessitando de medidas protetivas, quer sejam de orientação, acolhimento ou encaminhamento do cidadão à rede de serviços.
Quando é desencadeada a Operação Inverno, os técnicos do SOS Rua intensificam suas ações, percorrendo os itinerários e atendendo as solicitações onde há maior concentração de pessoas que vivem em situação de rua, das 18h às 24 horas todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.
O Albergue Municipal – Samim (Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante) mantém 130 vagas e funciona 24 horas. No inverno o equipamento flexibiliza os seus critérios de atendimento, que normalmente são de cinco dias de permanência, oferecendo o pernoite durante o período em que se desenvolve a Operação Inverno, sendo a entrada espontânea permitida até as 23 horas. Após este horário, o Albergue acolhe as pessoas encaminhadas pelos serviços de abordagem social e da rede de apoio.
Além do pernoite, o Samim oferece jantar, café da manhã e material de higiene pessoal as pessoas em situação de rua, facilitando o acesso emergencial aos bens e serviços da rede pública municipal.
Da Redação


