RMC

Americana conclui elaboração de propostas para a Primeira Infância

O comitê gestor do Programa Americana pela Primeira Infância (PAPI) concluiu, nesta quarta-feira (8), a redação e revisão dos seis eixos com propostas elaboradas para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos no município, considerando sua família e contexto de vida.

As ações estão organizadas em seis eixos: “A criança, a família e a comunidade: relações afetivas e sociais”, “A criança e a educação: o encantamento do aprender”, “A criança e a diversidade: a dimensão da inclusão”, “A criança nativa digital: a identidade e o consumismo infantil mediado pelas mídias”, “A criança e o direito à saúde, à segurança alimentar e nutricional: o bem-estar integral” e “A criança, o espaço e a cidade: o brincar, o explorar, o pertencer”.

Cada eixo elenca medidas a serem adotadas para promover o desenvolvimento das crianças na Primeira Infância, em todos os aspectos de suas vidas.

O texto foi elaborado com base em estudos e pesquisas qualitativa, feita com pais e responsáveis, e quantitativa, com crianças e profissionais das áreas da Assistência Social, Educação, Saúde e das Pastorais da Criança.

“As secretarias da administração Chico Sardelli e Odir Demarchi mais uma vez se uniram e se debruçaram sobre o tema da Primeira Infância, para a elaboração de políticas públicas alinhadas às demandas das famílias americanenses. Estamos dando um grande passo para o desenvolvimento integral das crianças bem pequenas”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

A redação final será apresentada por meio de projeto de lei para a criação de políticas públicas específicas para crianças de 0 a 6 anos.

COMPARTILHE NAS REDES