Fabiana Jarussi

Fabiana Jarussi

Nutricionista @nutrifabianajarussi

Formada desde 2001. 

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DIA DOS NAMORADOS: Idéias para comemorar sem sabotar sua dieta

O Dia dos Namorados está próximo e muitos apaixonados planejam curtir a data e surpreender seus parceiros. E para não errar, um jantar romântico é uma ótima pedida.
Que tal fazer um jantar sem neuras, mas com muito sabor e equilíbrio para curtir este momento a dois? De quebra, você vai surpreender seu amor, sem deixar de lado a saúde. Afinal, cuidar da alimentação também é uma forma de dizer “Eu te Amo”.
E em tempos de pandemia, nada melhor do que curtir o amor longe de aglomerações! Abaixo, apresento algumas ideias de preparações fáceis e saudáveis que você pode reproduzir em casa.
- Caponata de berinjela e abobrinha com torrada integral: A Caponata é um prato italiano que pode ser servido tanto frio quanto quente. Nada mais é do que uma mistura dos vegetais cortados em cubinhos (berinjela, abobrinha, tomate e pimentões) e refogados com alho, pimenta e sal. Ao final, acrescenta-se um fio de azeite e se serve com fatias de torrada integral. Normalmente fica mais saboroso de um dia para o outro, então dá para preparar com antecedência e não passar a data no fogão.

- Ratatouillie: Clássico prato francês que tem como ingredientes principais a berinjela e o tomate. Adicionado a eles, podem estar abobrinha, cebolas, pimentões, entre outros legumes. Basta cortar os legumes em rodelas médias, intercalando uma fatia de cada. O segredo é regar com bastante molho de tomate e levar ao forno. Uma combinação colorida, leve, cheia de nutrientes e muito gostosa. Pode ser servido quente ou frio, como prato principal ou acompanhamento.

- Salmão assado: Este é um prato muito sofisticado e ao mesmo tempo saudável. Uma ótima pedida para quem gosta de algo mais requintado e quer impressionar, sem dificuldade. O salmão é um dos peixes mais deliciosos, além de ser rico em ácidos graxos e vitamina D que auxiliam na saúde do cérebro e do coração. Basta temperar o peixe a gosto (sal, pimenta, limão, ervas finas, etc) e levar ao forno por alguns minutos. Se usar postas, grelhe rapidamente na frigideira dos dois lados. Servido com azeite de ervas ou molho de maracujá, fica esplêndido!

- Macarrão integral à moda caprese: os pratos integrais são uma aposta para quem busca algo mais leve, mas que dê saciedade. E o macarrão pode ser uma boa escolha, por ser prático e combinar facilmente com outros ingredientes. Nessa versão caprese, basta misturar o macarrão integral cozido com tomate, manjericão e mussarela de búfala picados e crus, com um fio de azeite para finalizar. Simples, saudável e delicioso.
- Frutas vermelhas com chocolate amargo: Quer combinação mais romântica? Basta você separar morangos, amoras e outras frutas e mergulhá-las em chocolate amargo derretido. Sugiro usar chocolate 70%. Além de ser uma delícia, esses alimentos contêm antioxidantes que protegem o coração.
Não se esqueça que, além do coração e do paladar, estimular o cérebro e o olfato vão contribuir para deixar a data ainda mais especial. Invista em velas, uma mesa bem montada, flores, e conte com uma forcinha extra de alimentos afrodisíacos em suas preparações.
Esses alimentos possuem nutrientes que intensificam a produção de hormônios, reforçam a sensação de prazer e aumentam a circulação sanguínea. Dentre eles, temos a pimenta, gengibre, cravo, canela, frutos do mar, chocolate, beterraba, morango, amendoim e vinho tinto.
Invista no seu amor e comemore com responsabilidade!