Opnião
Faleceu o jornalista Ivan Zimmermann

Por Fernando D´Avila
Faleceu vítima de acidente automobilístico em Broward na Flórida nos EUA, o jornalista Ivan Zimmermann aos 64 anos. O acidente que envolveu dois carros e um caminhão ocorreu na sexta-feira, dia 31.
Ivan se destacou por mais de uma década como locutor esportivo nos Estados Unidos com transmissões esportivas históricas na NFL, NBA, NHL e MLB, além de Copa do Mundo e Olimpíadas.
Conheci Ivan na década de 80, quando era ainda estudante de jornalismo na Universidade Metodista de São Bernardo do Campo e trabalhava como revisor para um pequeno jornal de bairro. Ficamos amigos, nas oficinas do Grupo Impressor de São Paulo, então localizada na rua dos Italianos – bairro Bom Retiro, onde passamos muitas madrugadas fazendo revisões. Ivan para o jornal de São Bernardo, enquanto eu cuidava da Folha de Valinhos. Esse trabalho acontecia semanalmente as sextas-feiras. Alegre, bonachão, expansivo, sorriso fácil e comunicativo, logo nos tornamos amigos.
Depois de formado Ivan tinha um grande sonho: trabalhar nos Estados Unidos onde a sua mãe residia, mas já havia tentado e não conseguia visto de entrada.
Como o presidente José Sarney iria fazer a abertura anual da ONU em 1986, fiz uma documentação para o Consulado Americano solicitando um visto de trabalho para o jornalista Ivan, uma vez que ele cobriria para a Folha de Valinhos a visita do presidente brasileiro na Assembleia das Organização das Nações Unidas.
Ivan não escreveu nenhuma linha para a Folha de Valinhos, mas escreveu o primeiro cartão postal falando das belezas e encantos de Nova York, e agradecendo pela ajuda. Trabalhou em diversas áreas, inclusive dirigindo carretas e limousines até se fixar como locutor esportivo de grande sucesso. Irreverente criou bordões memoráveis “ fogo na bomba “ “ rasteja verme “ e “ hasta la vista baby “ . Descanse em paz caro amigo.


