Opnião

Colhendo frutos – prefeita Capitã Lucimara

Quando trabalhamos, o resultado é certo. Valinhos é uma cidade que cresceu mostrando isso na prática. Há mais de um século, os agricultores de nossa terra plantaram as primeiras mudas de figo confiando que seu trabalho, literalmente, traria frutos. E tem sido assim desde então. Todas os dias, há 127 anos, cada valinhense acorda e encara seu dia trabalhando para construir uma vida melhor para si e para sua família. E o trabalho conjunto de cada um de nós constrói uma cidade melhor para todos.

Às vezes, o resultado demora a aparecer. Mas quem trabalha sabe que ele vem. Comigo não é diferente. Desde sempre conduzi minha vida com a confiança no resultado do esforço. Foi assim que consegui realizar meu sonho de entrar na Academia da Polícia Militar do Barro Branco e, com muito trabalho e dedicação diária, servi nossa população por 22 anos.
Assumi a Prefeitura de Valinhos com o mesmo espírito. Desde o começo, estava claro que o esforço necessário seria imenso. A cidade tinha problemas crônicos. O mundo vivia uma pandemia. Mas nem pensamos em outro caminho que não fosse encarar os problemas de frente. Arregaçar as mangas e trabalhar.

A ideia nunca foi só passar um pano: aqui, a faxina é de verdade. Por dois anos, reviramos cada demanda desta cidade. São muitas as frentes de trabalho. E, agora, começamos a colher os frutos.

Colocamos em funcionamento obras-fantasma que tinham sido inauguradas inacabadas. Um exemplo é o Centro de Força e Artes Marciais, equipamentos esportivos com capacidade somada para 500 alunos, que há dez anos esperavam para ser colocado em funcionamento. Agora, estão servindo seu propósito: atender os valinhenses.

Inauguramos o novo Laboratório Municipal de Análises Clínicas. Eram seis anos de estrutura quase pronta, sem ser entregue. Com o laboratório já em funcionamento, a capacidade de realização de exames clínico na rede pública dobrou.

Encaramos os contratos antiquados de zeladoria e enfrentamos a difícil transição para uma nova empresa que, desde o mês passado, começou a cortar o mato acumulado e tapar os buracos que anos de problemas crônicos de pavimentação trouxeram.

Pela 1ª vez, Valinhos teve uma regularização fundiária. E terá muitas outras, porque desenvolvemos um processo inédito, e diversos bairros já estão inscritos para serem regulamentados. Melhor para a cidade e para os moradores.

Criamos o Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Municipal, uma verdadeira muralha de monitoramento na cidade de Valinhos. Aliás, estamos aumentando em 30% o efetivo da guarda. Investimos em segurança nas escolas, disponibilizando botão do pânico para todas as escolas da cidade, até mesmo as particulares. Novos vigias reativação do Patrulheiro Amigo da Escola e outras medidas continuam a ser tomadas para aperfeiçoar cada vez mais a segurança de nossa cidade, especialmente de nossas crianças.

Agora, vamos entregar a Central iCidadão, um moderno centro de atendimento onde o valinhense poderá resolver todos os serviços municipais de maneira rápida, ágil e confortável. Mas, mais do que isso, é uma central que criará uma integração de dados e informações que permitirá não só um sistema informatizado e unificado para todos os cadastros da prefeitura, como também poderá gerar indicadores muito precisos para a construção de soluções eficientes e políticas públicas da cidade.

Continuamos trabalhando, e muito. Os frutos começam a aparecer, e a colheita será certa e abundante. E nossa cidade não merece menos. Feliz aniversário, Valinhos.

*Prefeita Capitã Lucimara de Godoy é prefeita de Valinhos e ex-comandante da 4ª Cia de Policia de Valinhos e Vinhedo
 

COMPARTILHE NAS REDES