Valinhos

Final de semana de Ano Novo será chuvoso, com possibilidade de tempestade

De acordo com o Cepagri da Unicamp apesar de haver um canal de umidade que atuou sobre o estado estar perdendo sua configuração, ainda há entrada de umidade e condições atmosféricas que mantêm a previsão de chuva na região de Campinas pelos próximos dias.

Para hoje, dia 30, a previsão é de nebulosidade alternando períodos de céu parcialmente nublado e céu nublado, e pancadas de chuva/temporais a partir da tarde. Com valores elevados de energia potencial disponível para convecção, são esperados temporais que podem acarretar tempo severo (além de chuva localmente forte, grande incidência de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e possibilidade de granizo).

Esses temporais podem ter duração superior a 1h e afetar uma área mais ampla, inclusive várias cidades simultaneamente, tipicamente com picos de intensidade e severidade, seguidas por chuvas mais leves e persistentes, sendo necessária cautela com relação ao volume e intensidade das chuvas e riscos associados às rajadas de vento.

Recomendações

A Defesa Civil Estadual recomenda que as Defesas Civis Municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

Ainda segundo o Cepagri, os modelos matemáticos de previsão do tempo não indicam volumes elevados de chuva na região; no entanto, a condição atmosférica sugere a possibilidade de eventos de chuva extrema (por volume ou intensidade). As temperaturas ficam entre 18 e 27ºC.
O final de semana segue com essas características, reforçando o potencial para ocorrência de tempestades severas, com características semelhantes às supracitadas, inclusive com maiores probabilidades de granizo e vendaval.

Previsão do tempo para sábado, dia 31, para todo estado de São Paulo 

Previsão do tempo para sábado, dia 1º janeiro, para todo estado de São Paulo 

No sábado, dia 31, último dia de 2022, as temperaturas ficam entre 19 e 27ºC, e no domingo, primeiro de janeiro de 2023, entre 19 e 28ºC. A segunda-feira mantém características parecidas, e entre terça e quinta-feira, dias 3 a 5, um novo fluxo canalizado de umidade sobre SP e a influência da Alta da Bolívia deverão configurar uma situação semelhante à do início de dezembro de 2022, com chuvas recorrentes e temporais, com indicativos que vêm já há algum tempo apontando para dias chuvosos, com volumes elevados e picos de intensidade.

 

Orientações a toda população

Por conta deste cenário meteorológico faz-se necessário orientar a população sobre o risco e medidas preventivas que deve adotar, orientando que fique atenta a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.

Recomenda-se não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. Às pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois ao período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo "Alerta SP", disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

COMPARTILHE NAS REDES