Fanzine
Scupenaro promete concurso público ainda na sua gestão como presidente

Vereador eleito para a presidência da Câmara pelos próximos dois anos disse que também pretende resolver problemas de estrutura do Legislativo
Marcos Araújo
Vereador pelo terceiro mandato consecutivo, Israel Scupenaro (PMDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal pela primeira vez. Logo nas primeiras semanas, rompeu o contrato com a Sigma RH e coloco com meta a realização do concurso público, que esta engavetado desde agosto de 2016.
Nesta entrevista à Folha de Valinhos, Scupenaro não se posicionou claramente sobre a situação envolvendo Guarda Municipal e Prefeitura e que é “a favor dos servidores”, mas quem vai decidir será o Executivo.
Como o senhor projeta estes dois anos na presidência da Câmara?
O meu maior objetivo como presidente é conseguir resolver as questões da estrutura e do concurso público. Projeto uma presidência de ponderação, diálogo, cumprimento do regimento interno e de muita fiscalização. Além disso, ainda exercerei meu mandato de vereador, indo para a rua, conversando com a população e apresentando propostas. Quando eu resolvi ser vereador, abri mão de um emprego de 24 anos para me dedicar em tempo integral à vereança. E é assim que vou conduzir esses dois anos de presidência e o resto do mandato.
O prefeito Orestes Previtale já está enfrentando o primeiro problema que é com a Guarda Municipal. O senhor é favorável a criação de um novo Plano de Cargos e Carreira?
Não falamos em problemas, e sim, em desafios. Sou a favor dos servidores. Cabe ao Executivo decidir como será resolvido esse assunto.
Qual será a postura da Câmara Municipal neste assunto?
Isso depende de cada vereador. Recebemos por mais de uma vez representantes da Guarda e do Sindicato e sempre nos colocamos à disposição de ajudar os guardas no que couber aos vereadores.
O senhor baixou um ato no dia 11 de janeiro que coloca limites nas jornadas de trabalho dos assessores de gabinete. Qual é o objetivo?
Na verdade o Ato não se trata de colocar limites no trabalho dos assessores de gabinete, e sim, serve para atualizar um apontamento do Tribunal de Contas de 2015 e regularizar o estatuto.
Na semana passada, a Câmara rescindiu o contrato com a Sigma RH. O concurso público sairá ainda no seu período de presidente?
Sim. Esse é meu maior objetivo e quero resolver ainda neste semestre.
A base de situação do prefeito Orestes Previtale na Câmara é de uma maioria esmagadora. Como será o diálogo entre Legislativo e Executivo?
O diálogo já está sendo muito produtivo. Mas temos sempre que lembrar que se tratam de Poderes distintos. O Legislativo tem função de fiscalizar o Executivo, propor Leis e aprovar Leis. Isso será feito sem dúvida nenhuma com a maior seriedade. Independentemente de oposição ou situação, os 17 vereadores querem o bem de Valinhos. Lembro que já fui situação, líder de prefeito, líder de bancada e também oposição, sempre atuando com coerência e moderação.
Como o senhor analisa a cassação do mandato do vereador Kiko Beloni?
Quem analisa é a Justiça, eu simplesmente cumpro a decisão que me foi passada.
Perfil
Nome completo: Israel Scupenaro
Data de nascimento: 30/10/64
Local de nascimento: Valinhos
Período em que é vereador: Terceira Legislatura: 2008-2012; 2012-2016-2017-2020, sempre pelo PMDB
Foto: israel scupenaro (1)
Crédito: Câmara de Valinhos
Legenda: Israel Scupenaro está em seu terceiro mandato consecutivo como vereador


