Fanzine
Pastor Anips Spina fala sobre pandemia e espiritualidade

Diante da repercussão da Série Especial ‘Deus nos esqueceu aqui?’, publicada pela Revista Up! Valinhos na edição de fevereiro, a Folha de Valinhos optou por publicar outros trechos da entrevista realizada com líderes religiosos de perspectivas diferentes sobre o momento da pandemia da Covid-19 que a humanidade enfrenta e a atuação de Deus nesse período. Nesta edição, o Pastor Anips Spina, da Igreja do Nazareno em Valinhos, fala sobre Deus, espiritualidade e religião em tempos de pandemia.
Onde está Deus na pandemia?
Ele é Onipotente, Onisciente, Onipresente. Ele tem o controle de tudo. Porém o homem tem livre arbítrio de escolha. Cada um tem seu tempo determinado. Se olharmos para o livro de Leviticos, vamos ver, que lavar as mãos, banhar-se, e ficar afastado, quando estivesse enfermo, foram orientações para preservar o povo. Interessante que a proibição de comer morcegos, que aparentemente foi a causa da pandemia. Também fala que a ciência se multiplicaria. O descobrimento das vacinas é parte da ação divina. Ele age imediatamente atuando diretamente ou age mediatamente, ou seja através de alguém, conhecimento, iluminando, o homem para as descobertas. Ele continua no controle.
Como a pandemia afetou a espiritualidade?
De duas formas. Aqueles que tem fé e buscam Sua orientação mantendo firme sua posição de cristão, amando a Deus e ao próximo como a si mesmo e aqueles que fogem de Sua presença, permitindo que a incredulidade os afaste cada vez mais da Vontade de Deus. Com isso observamos a violência, crise na família, feminícidio, discriminação, zombaria e tudo o que é contra o caráter, a ética, desobediência se manifestando.
Como a religião pode contribuir com a sociedade?
Ela é fundamental nesse momento, para ajudar na saúde física, emocional, espiritual. O homem necessita de crer. É parte de sua essência. Até o que não acredita em nada, crê no nada. O cristão é chamado a testemunhar e ajudar a todos que se permitem serem ajudados. Como o bom samaritano, praticar boas obras, ajudando quem precisa materialmente e mostrar que temos a vida eterna através de Cristo Jesus, e por isso longe de temermos a morte, entendemos que na casa do Pai há muitas moradas. Dessa forma a religião, a fé é tão importante em momentos como esse que estamos vivendo. A oração muda os pensamentos negativos em esperança. Ajuda a entender as situações difíceis e dá uma alegria e paz interior inconfundíveis.
Para ler as entrevistas acesse o site da Revista Up! Valinhos através do QR code abaixo:


