Fanzine

“ A ausência dos shows de grande porte não irá retirar o brilho da Festa do Figo”

Presidente da Comissão Organizadora faz uma projeção da festa que começa neste sábado

A 67ª Festa do Figo e 22ª Expogoiaba começam neste sábado. Com a ausência dos grandes shows por conta da crise econômica, segundo a Prefeitura, o presidente da Comissão Organizadora Ederson Valencio, que está a frente pela segunda vez, promete que o evento turístico terá o mesmo brilho dos últimos anos. Ele confirmou ainda que o Parque ficará aberto um dia semana com todos os brinquedos gratuitos, ainda, porém, sem data confirmada.

Folha de Valinhos: É a segunda vez que o senhor preside a Festa do Figo. O que o senhor aprendeu organizando a festa em 2015?
 
Ederson Valencio: Foi uma experiência incrível. Eu não tinha nenhum conhecimento em como organizar uma Festa do Figo pela sua grandiosidade e relevância para o município. Com a sua realização, galgamos uma certa experiência. Neste ano, foi muito mais fácil porque tínhamos praticamente definido tudo para a festa. Apenas aproveitamos o mesmo modelo que acreditamos que deu certo e todos gostaram para aplicar nesta nova versão da Festa do Figo.
 
Qual é esse modelo?
Compactação das tendas, praça de alimentação, parque de diversão, shows, enfim, todas as atividades atreladas ao evento.
 
É uma festa que envolve não só a Secretaria de Cultura e Turismo como todas as secretaria. Quais são os desafios para que a festa aconteça?
A Festa do Figo envolve não só o Poder Público, mas também as entidades assistenciais da cidade. Então, logo quando a Comissão é constituída pela prefeito temos a missão de agregar as entidades as confirmadassistenciais para que elas também participem da construção da Festa do Figo. Começa pelo baile da Rainha e depois elas vem participando, principalmente a Asserutil que assumiu o estacionamento de veículos e a barraca de calabresa. Temos diversos outros voluntários no Fundo Social e artesanato. São bastante pessoas envolvida na realização da Festa do Figo.
 
Qual é a importância das entidades estarem envolvidas na realização da Festa do Figo?
A Festa do Figo, desde seu início, tem ser caráter social, então sempre buscamos resgatar esse papel assistencial. Procuramos trazê-los sempre para próximo da gente. Na Comissão Organizadora tem representantes das entidades, tanto da Associação Agrícola, Asserutil, Sindicato Rural para colaborarem na organização, até porque é voltada para eles, tanto no papel assistencial e para os agricultores.
 
Qual é o peso de ter a Asserutil no comando do estacionamento e mantendo o preço do ano passado?
Foi uma decisão certa de manter o preço, até em função da crise econômica que estamos vivendo. Transferir o estacionamento para eles é uma forma do Poder Público colaborar nesse período em que eles mais necessitam de receitas. O estacionamento da festa proporciona uma importante receita para o desenvolvimento das atividades  das entidades.
 
Como tem sido a divulgação da Festa do Figo?
A Corte com a rainha e as princesas tem percorrido cidades da região, inclusive ontem (segunda-feira) estivemos com o governador Geraldo Alckmin, que confirmou presença a festa. A divulgação também está sendo feita na cidade através de folders, panfletos, flyer.
 
Como está a recepção das pessoas de fora da cidade sobre a Festa do Figo?
Muito positiva porque a Festa do Figo já é consagrada na nossa região e a recepção tem sido muito boa. Todos têm demonstrado interesse e satisfação em poder estar na inauguração e prestigiando todo o evento.
 
Em relação aos shows, depois de três anos não terá as grandes apresentações. Qual é a programação para suprir essa ausência?
Até mesmo pela crise econômica e algumas dificuldades do município, não teremos os shows de grande porte. Mas nós vamos fazer uma festa aproveitando os artistas regionais, alguns até já consagrados pela mídia. Vamos tentar fazer uma festa para o povo e para a comunidade valinhense. Acredito que a ausência dos shows de grande porte não irá retirar o brilho da Festa do Figo.
 
No final do ano a Prefeitura tentou buscar recursos para contratar um show. Como foi este processo?
Houve uma emenda parlamentar cedendo recurso para o município. Elaboramos o projeto, foi aprovado pelo Ministério do Turismo, mas infelizmente em função de alguns débitos que a Prefeitura possui em decorrência da crise financeira não foi liberado o convênio, então não tivemos meios de receber este recurso.
 
O parque de diversões ficará aberto ao público com os brinquedos gratuitos?
Estamos negociando com o dono do parque e com certeza iremos conseguir o dia com o parque gratuito para a população de Valinhos.
 
Como será o esquema de segurança da Festa do Figo?
A segurança é dividida entre segurança interna e externa. A segurança externa ficará a cargo da Polícia Militar. A capitã Lucimara tem providenciado o reforço necessário para fazer a segurança externa. Já a segurança interna será efetuada pela Guarda Civil Municipal com o apoio de seguranças não armados contratados e também pelo sistema de videomonitoramento já instalado em todo o parque.
 
A Festa do Figo traz uma raiz tradicional muito forte. Gostaria que o senhor avaliasse este espírito que a Festa do Figo tem resgatar aspectos e a história de Valinhos.
O que a gente busca com a Festa do Figo é manter, sobretudo, viva a história dos nossos imigrantes. Aqueles pessoas que se dedicaram ao cultivo do figo e à própria construção da cidade. Isso a gente procura resgatar toda a história de Valinhos através do aspecto econômico ,da evolução da cidade, das famílias que aqui estiveram porque o crescimento da cidade está atrelado ao cultivo do figo e mais recente à goiaba. A Festa do Figo traz para a cidade inúmeros benefícios: ajuda a escoar a produção dos agricultores, proporciona um evento turístico de grande proporção, tanto é que ela é reconhecida pelas secretaria de Cultura e Agricultura do Estado como um evento regional, amento no comércio e desenvolvimento do agroturismo.

COMPARTILHE NAS REDES