Esportes

Bruna é a primeira mulher a se formar no estilo Shaolin do Norte na Academia Shaolin

A jovem Bruna Miloni Faria, de 19 anos, conquistou um feito inédito em Valinhos. Ela é a primeira mulher a se formar no Estilo Shaolin do Norte na Academia Shaolin de Kung Fu, ao longo de 12 anos de prática da arte marcial.

“A conquista me deixou bastante feliz e motivada para buscar novos desafios, pois me mostra a grande capacidade de realização que desenvolvi”, explica Bruna. Ainda segundo ela, outras meninas da academia se manifestaram motivadas com a sua conquista. Agora elas tem em quem se espelhar. Isso é um incentivo muito importante para as mulheres no mundo do esporte”, declara.

Alessandra Leardini Miloni, mãe de Bruna, conta que ela começou a prática do Kung Fu aos 7 anos de idade, no ano de 2011, incentivada por ela e pelo pai, Douglas Juliano Faria. “Nós sempre a incentivamos a praticar esporte, mas a escolha pelo Kung Fu foi dela desde o início”, afirma a Alessandra.

O espírito esportivo foi sendo desenvolvido desde cedo através da disciplina nas aulas de Kung Fu e também através da participação em competições. Já aos 11 anos, Bruna conquistou suas primeiras medalhas de ouro, prata e bronze em várias categorias, nas diversas etapas do Campeonato Paulista de Kung Fu em 2015.

Segundo Bruna, sua grande motivação para os treinos na Academia Shaolin de Kung Fu, sempre foram as apresentações em grupo que a academia realiza nos eventos internos e naqueles que a cidade promove. “Era isso que me garantia, além da motivação, o autoaprimoramento”, explica.

De acordo com a mãe Alessandra, a qualidade de vida da filha mudou com a prática do Kung Fu.

“Os benefícios das artes marciais na qualidade de vida dela foram principalmente o alívio das tensões estudantis, desenvolvimento de força e coordenação motora e desenvolvimento de habilidades emocionais como autocontrole, disciplina e perseverança”, disse.

Bruna não seguirá uma carreira profissional na área do esporte, mas o esporte será sua ferramenta para manter uma boa qualidade de vida. “O que importa não é apenas a conclusão da formação, mas todos os aprendizados adquiridos ao longo da jornada e eles estarão presentes em todos os [seus] aspectos da minha vida”, declara.

Um dos grandes incentivadores da trajetória de Bruna foi o professor e mestre Valdir Cremasco, que há décadas criou em Valinhos a primeira academia de Kung Fu.

“O professor Valdir e os demais professores da academia sempre foram exemplos de técnica aprimorada e exemplos de elevados valores humanos”, finaliza.

Bruna é muito grata ao professor Valdir Cremasco e a todos os professores da Academia Shaolin de Kung Fu. Esse é um ambiente que oferece às meninas a oportunidade de ocuparem os espaços que desejarem na sociedade!

Valdir Cremasco fala sobre a conquista de Bruna

O mestre, professor e fundador da Academia Shaolin, onde é ensinado o Kung Fu estilo Shaolin do Norte, Valdir Cremasco, também está orgulhoso do feito da jovem Bruna.

“É a primeira mulher a se formar em nossa escola e a alcançar a graduação máxima no esporte”, disse.

Cremasco conta que lembra da chegada de Bruna na escola, ainda bem nova e que percebeu desde o começo o grande amor dela pelo Kung Fu, que aliado com uma grande perseverança e disciplina, pavimentou o caminho traçado por ela ao longo de mais de uma década, até alcançar sua graduação máxima no estilo.

“Ela também foi à aluna mais jovem a se formar em nossa escola, demonstrando virtudes louváveis que são difíceis de encontrar em alguém tão novo quanto ela e sua graduação irá inspirar outras jovens que virão futuramente”, afirma.

Para ele, a conquista de Bruna é um orgulho muito grande para ele e para a escola, sobretudo em poder ver alguém tão jovem alcançando um marco que poucos conseguiram, além de também ser um modelo de referência para todas as mulheres e meninas que buscam a prática do Kung Fu que antigamente era visto como sendo algo masculino. Aos poucos o King Fu foi ganhando a presença feminina.

“Nós somos muito gratos por fazer parte de sua caminhada até aqui, e temos certeza que ela tem um futuro brilhante pela frente. Com certeza, um momento histórico para nossa escola e nossa arte, e desejo ver muitas outras como ela no futuro”, finaliza.

COMPARTILHE NAS REDES