RMC
Vinhedo adota novo símbolo de acessibilidade: o que ele significa para a inclusão?

O novo ícone não é apenas uma mudança estética; ele marca uma visão mais inclusiva por parte do município. Ele substitui o antigo símbolo, que focava apenas na mobilidade reduzida, para representar uma perspectiva que celebra a diversidade e a autonomia de todas as pessoas
A Prefeitura de Vinhedo deu um passo importante na promoção da inclusão e no respeito aos direitos das pessoas com deficiência. Na manhã desta quarta-feira (8), a Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana realizou a aplicação do primeiro símbolo internacional de acessibilidade em uma vaga reservada no Centro Esportivo Romualdo Colussi.
O novo ícone não é apenas uma mudança estética; ele marca uma visão mais inclusiva por parte do município. Ele substitui o antigo símbolo, que focava apenas na mobilidade reduzida, para representar uma perspectiva que celebra a diversidade e a autonomia de todas as pessoas.
O símbolo adotado segue um padrão internacional que busca ir além da deficiência física e da perspectiva de limitação. A imagem de uma pessoa de braços abertos em um círculo simboliza acolhimento, participação e autonomia.
Esta nova representação reflete o moderno modelo social de deficiência, que entende que as principais barreiras são as atitudinais e estruturais da sociedade, e não apenas o corpo. Com esta ação, a administração municipal de Vinhedo reforça seu compromisso em se tornar uma cidade mais acolhedora e inclusiva para todos os seus moradores.
Para o cidadão de Vinhedo, a atualização das vagas reservadas representa uma maior conscientização sobre o respeito e a valorização das pessoas com deficiência.
A mudança nas sinalizações reflete uma postura de vanguarda no que tange à mobilidade urbana e à cidadania, servindo de exemplo para cidades vizinhas. O objetivo é garantir que todos os espaços públicos do município sigam o padrão internacional de acessibilidade, promovendo autonomia e segurança.


