Valinhos

Vereadores pedem instauração de CPI para apurar problemas na expansão da rede de gás natural da COMGÀS

Danos aos asfalto, rompimentos na rede de abastecimento de água, obras em diversos locais sem possibilidades de fiscalização por parte da Prefeitura, congestionamentos constantes nas ruas da cidade, são algunas dos argumentos apontados no requeriomento assinado pelos 17 vereadores

Requerimento protocolado no último dia 25 de abril e assinado pelos 17 vereadores da Câmara Municipal pela a instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI – para apurar irregularidades nos serviços de expansão da rede de gás natural da Companhia de Gás de São Paulo – COMGÁS em Valinhos.

De acordo com o requerimento que solicita a abertura da CPI, o trabalho realizado pela Companhia está causando inúmeros transtornos e prejuízos à cidade, uma vez que seu trabalho vem sendo realizado de forma desordenada. Além disso, os vereadores também as dificuldades que as várias frentes de trabalho de forma simultânea em pontos distintos da cidade trás para a fiscalização da Prefeitura e os constantes pontos de congestionamento de veículo.

“São inúmeros os relatos de descontentamento feitos por munícipes e comerciantes, sendo que estas reclamações vieram à tona por meio de matérias jornalísticas e também através dos Vereadores da Câmara Municipal de Valinhos, que constantemente elencam os problemas e apontam soluções”, afirma.

Os vereadores apontam os diversos problemas e transtornos que as referidas obras de expansão vêm trazendo para a cidade, sobretudo em relação aos constantes danos à pavimentação asfáltica, em ruas recentemente recapeadas. Os constantes rompimentos da rede de abastecimento de água (só na região do Jardim Pinheiros foram três); rompimento em tubulações nas Avenidas Invernada e 11 de Agosto; afundamento de buracos na Rodovia Flávio de Carvalho, na Rua 12 de Outubro, na Rua José Milani; afundamento de pavimento recomposto na Rodovia dos Andradas; rachadura asfáltica em diversos pontos; entupimento e rompimento da rede de esgoto.

O requerimento solicitando a CPI também cita o fato da COMGÀS deixar de apresentar cronograma de trabalho, sendo incertos os pontos onde ocorrerão as obras, citando reportagem a Folha de Valinhos “Comgás continua realizando suas obras sem comunicar com antecedência onde elas irão acontecer”, de 24 de fevereiro.

O requerimento deve ser lido na sessão desta terça-feira, dia 30, e se aprovado a instalação da CPI é imediato e os trabalhos terão prazo de 180 dias para serem concluídos.

A Folha de Valinhos procurou a Assessoria de Comunicação da COMGÀS na tarde desta segunda-feira, dia 29, buscando uma posição da Companhia em relação a abertura da CPI e dos argumentos utilizados pelos vereadores para sua abertura. No início da noite desta segunda recebemos a posição da Companhia que abaixo publicamos na íntegra.

Posicionamento DA COMGÁS

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) reitera o compromisso com a ética, a transparência e o cumprimento das leis e normas regulatórias em todas as operações do projeto de implantação de rede de gás natural no município de Valinhos.

A empresa envia a programação de suas obras para o setor de trânsito da Prefeitura para que sejam divulgadas aos moradores das regiões com 24 horas de antecedência, conforme estipulado pelo órgão. Também são realizadas reuniões de planejamento periódicas entre a Companhia e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos para compartilhamento das atividades e interferências comuns em prol do município.

A Comgás tem como compromisso junto ao município fazer a manutenção e completa recomposição das suas valas durante e após o término de suas obras, e segue rigorosamente os padrões de qualidade estabelecidos. A Companhia segue as orientações no que tange à sinalização das obras, com placas de advertência, isolamento por barreiras móveis, canalização de pedestres e, antes e durante a realização das operações, também realiza panfletagem de informativos nas regiões onde ocorrem as intervenções.

A Companhia reforça que está plenamente comprometida em colaborar com as autoridades competentes, fornecendo todas as informações e documentos solicitados para o esclarecimento dos fatos investigados.

COMPARTILHE NAS REDES