Valinhos

Valinhos terá representantes na Conferência Estadual de Meio Ambiente

Cidade elege delegados para debater soluções para a crise climática

Após um amplo debate sobre a situação, necessidades e transformações na 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente da RMC em Campinas, foram eleitos delegados do setor público e privado, sociedade civil e das comunidades tradicionais, além dos suplentes. Valinhos conseguiu eleger dois delegados e um suplente, que representarão a região na etapa estadual em março.

Foram eleitos delegados os representantes da sociedade civil, Igor Lages de Carvalho e Cris Briani, que é vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e secretária-geral do recém-fundado Instituto Serra dos Cocais, e o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Theophilo Olyntho de Arruda Neto, o Dudu.

A conferência aconteceu na última terça-feira, DIA 21, na Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado de Campinas (ETECAP).

Trabalho

Na visão do diretor do Meio Ambiente é preciso uma agenda permanente e sistemática, com envolvimento regional.

“Focamos nos temas gerenciamento de riscos e emergências e educação ambiental, diante dos cenários recentes de incêndio nas áreas de preservação, enchentes, escassez dos recursos hídricos e a necessidade do desenvolvimento da consciência não somente para o momento atual, mas principalmente para o futuro das novas gerações”, iniciou o diretor, que tem amplos conhecimentos dentro da área pública, com passagem pelo Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), assim como industrial, como na multinacional alemã Bosch.

Entre os exemplos, o diretor citou a persistente queimada na Serra dos Cocais e a estiagem, que também fez vítimas na região inteira. “Valinhos tem mananciais e recursos hídricos nas áreas internas, uma zona rural produtora e também um parque industrial com grande potencial de crescimento. É preciso direcionar nossas contribuições para levar para as próximas etapas”, explicou ele, lembrando que Campinas fará sua conferência municipal no próximo sábado (25).

 

Debates

Segundo ele, a comitiva presente fez contribuições em todas as temáticas propostas, lembrando da importância de envolver outras áreas, como a engenharia, mobilidade e outras, com um planejamento e apoio estadual e federal em termos de recursos. “É necessário pensar de forma regionalizada porque Valinhos está dentro do todo”, explicou o diretor.

A 1ª Conferência Intermunicipal debateu cinco eixos temáticos. Entre eles mitigação; adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática; e governança e educação ambiental.

A etapa estadual acontece em março e a nacional está prevista para maio, com o tema “Emergência climática: os desafios da transformação ecológica”.

Participaram ainda do evento como poder público o diretor de Inovação, Luís Gustavo Previtali, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e os técnicos da Prefeitura Marina Borelli e Tiago Moreira, além do diretor de Meio Ambiente.

O evento contou com a presença de 250 pessoas de 16 municípios da região, sendo 135 votantes.

 

Lista dos delegados e suplentes eleitos:

Setor Público

Cleber Luis Canteiro – Santa Bárbara d’Oeste/SP

Dandara Nascimento Ramos – Indaiatuba

Igor Tadeu Contreiras Pereira De Araújo

Nara Cristina Chiarini Pena Barbosa-  Paulínia

Tamiris Regina Artuzi Libanori -, Artur Nogueira

 

Suplentes

Felipe De Alva Escuredo D’Orazio – Paulínia

Francisca Pinheiro Da Silveira Costa – Engenheiro Coelho

Jean Dos Santos Santana – Sumaré

Theophilo Olyntho De Arruda Neto – Valinhos

 

Sociedade Civil

Clarice da Costa Feijó Nicolau – Vinhedo

Hamilton Lombardi Soares – Vinhedo

Igor Lages Carvalho – Valinhos

Isabela Cristina De Arruda – Vinhedo

João Carlos De Sousa Avila – Holambra

Kellen Maria Junqueira – Morungaba

Luiz Oda Honma -, Engenheiro Coelho

Maria Cristina Briani – Valinhos

Maria Tereza Araújo Silveira Mello – Vinhedo

Miriam Maria Antunes de Souza – Paulínia

Nelson Takane Matsunaga – Cosmópolis

Renata Cristina Vicente – Sumaré

Rogério Nunes Borges – Paulínia

Silvia Michele Montagnani – Jaguariúna

Silvio Tadeu Pina – Vinhedo

Talita De Fátima Da Silva – Itatiba

Vitor Hugo Penedo – Paulínia

Vittorio Gilberto Zottino – Vinhedo

 

Setor Privado

Rafaela Rossi – Jaguariúna

 

Comunidades Tradicionais

Antônio Souza Ribeiro – Sumaré

Sidney Alex da Silva – Sumaré

 

COMPARTILHE NAS REDES