Valinhos

Valinhos reforça compromisso com a proteção e bem-estar animal

Painel no Câmara Municipal reúne autoridades e ativistas para discutir políticas públicas, desafios e ações futuras em prol dos animais, marcando uma nova fase na causa animal na cidade

A Prefeitura de Valinhos reforçou seu compromisso com a causa animal ao promover, na última quinta-feira, dia 5, o painel temático “Proteção e Bem-Estar Animal: um dever de todos”, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento, realizado no plenário da Câmara Municipal, reuniu autoridades, especialistas, representantes do Legislativo e ativistas da causa para discutir políticas públicas, responsabilidades e desafios no cuidado com os animais.

Participaram do painel o deputado federal Bruno Lima, referência nacional na defesa dos direitos dos animais; a vereadora Mônica Morandi, autora de leis como a do Banco de Ração; e a presidente da ONG Vira Lata Vira Casa, Sandra Rossi. A mediação ficou por conta da diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Alesandra Fontanesi, com apresentação do secretário do Verde e da Agricultura, André Reis.

Presente no evento, o prefeito Franklin Duarte de Lima destacou a urgência de avanços no setor.

“É necessário mudar a mentalidade do Poder Público municipal. Estamos com um atraso de 20 anos, e faremos essa transformação em dois anos. A causa animal também é responsabilidade da administração pública, e estamos aqui para construir soluções”, afirmou.

Durante o painel, o deputado federal Bruno Lima relatou os desafios enfrentados na Câmara dos Deputados para aprovação de leis mais rigorosas contra maus-tratos e tráfico de animais. O parlamentar também alertou sobre a necessidade de responsabilidade na destinação de recursos públicos.

“É preciso escolher com cautela as cidades que receberão recursos. Infelizmente, em alguns casos, até 80% das verbas se perdem por falta de estrutura e seriedade na execução”, pontuou.

A presidente da ONG Vira Lata Vira Casa, Sandra Rossi, emocionou os presentes ao relatar que, em menos de 10 dias, sua entidade resgatou 23 filhotes. “O que precisa ser combatido é a maldade humana. A empatia, a educação desde cedo e o cumprimento das leis são fundamentais para mudar esse cenário”, defendeu.

A vereadora Mônica Morandi celebrou o ineditismo da iniciativa e reforçou a importância do engajamento do poder público. “É a primeira vez que Valinhos realiza um debate como esse. A atual gestão demonstrou que abraçou a causa animal. Ainda há muito a ser feito, como fortalecer a punição a maus-tratos e incentivar o trabalho voluntário”, comentou.

Também estiveram presentes o chefe de gabinete Emílio Ramalho; o vereador Edson Secafim; a advogada Elza Torres, especialista em sustentabilidade e responsabilidade corporativa; a vereadora de Americana, Roberta Lima, arquiteta e defensora da causa animal; o secretário adjunto do Verde e da Agricultura, Marcos Mori; além dos diretores Theophilo Olyntho de Arruda Neto (Meio Ambiente) e Pedro Pelegrini (Agricultura).

Encerrando o painel, o secretário André Reis anunciou que Valinhos realiza no domingo, dia 8, o 1º PET Day, com encontro de animais adotados e diversas ações voltadas à causa animal, a partir das 9h, no CLT. “Esse evento será um marco e representa o início de uma nova fase para o bem-estar animal em Valinhos”, afirmou.

Siga Folha de Valinhos no 

 

COMPARTILHE NAS REDES