Valinhos
Valinhos promove Conferência Municipal de Assistência Social

Evento debate os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em conjunto com a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, abriu nesta quinta-feira, dia 12, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento com o tema central “20 anos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS: construção, proteção social e resistência”, prossegue ainda nesta sexta-feira, dia 13 e é promovido na Faculdade Anhanguera – unidade Valinhos.
Na solenidade de abertura, com a presença de autoridades municipais, entre elas a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Célia Leão, e os vereadores Marcelo Yoshida e Wagner Alves, além da equipe do Conselho Tutelar, entidades parcerias, convidados e inscritos, houve a leitura e aprovação do regimento interno da conferência e a apresentação dos 5 eixos temáticos, além de debates.
Também estavam presentes a presidente do CMAS, Valquiria Sperancin Mancebo; a vice-presidente do CMAS e secretária adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Dulce Maria de Paula Souza; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Tathiane Boldarini de Camargo; e representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da subseção de Valinhos estava o presidente da Comissão Especial de Combate à Violência Doméstica, Dr. Antônio de Oliveira Júnior.
Palestra
A conferência também contou com palestra sobre SUAS proferida por Thérèse Abdel Messih, mestre em Serviço Social e atuante como assistente social há 40 anos exercendo várias funções de gestão e execução de políticas públicas, com ênfase nos últimos 20 anos na política de assistência social.
A organização da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social está a cargo de uma equipe nomeada pelo CMAS, com o apoio de convidados e integrantes da secretaria municipal. O objetivo da conferência, além de atender as disposições previstas na legislação municipal e federal, é debater a trajetória do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e mapear caminhos para o aperfeiçoamento das ações no âmbito municipal.
A conferência, conforme dispõem as leis federais e municipais, é uma oportunidade de manifestação democrática e de participação social. Tanto representantes do governo quanto membros da sociedade civil organizada têm palavra aberta e espaço garantido para discutir e deliberar sobre as prioridades da política de assistência social na cidade.
“É através do SUAS que o nosso prefeito Franklin quer que possamos atender a toda a sociedade, as pessoas que mais precisam, trabalhando em conjunto com nossos CRAS, CREAS, SEAS, pensando na população que é moradora de rua, nas crianças, mulheres, famílias, idosos e todos aqueles que precisam desse braço ainda mais melhorado da Assistência Social. Essa conferência vem ao encontro desse trabalho, onde queremos ouvir a opinião dos usuários do sistema e suas críticas, para a construção de um novo modelo de atendimento em nossa cidade”, destacou a secretária Célia Leão.
Programação
Nesta sexta-feira haverá inscrição e escolha de delegados que irão representar Valinhos na XIV Conferência Estadual de Assistência Social, em data ainda ser confirmada, além da discussão de 5 eixos temáticos por grupos, apreciação e votação de propostas, plenária de encerramento e conclusão dos trabalhos.
Veja abaixo quais são os cinco eixos a serem tratados nesta sexta-feira na 15ª Conferência Municipal de Assistência Social:
- Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades;
- Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional;
- Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS);
- Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS;
- Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
Siga Folha de Valinhos no 


