Valinhos

Valinhos promove blitz educativa pela campanha Agosto Caramelo

Tema ‘Eu Freio para Animais’ visa sensibilizar motoristas, tutores e cidadãos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria do Verde e da Agricultura, e a vereadora Mônica Morandi promoveram a 1ª blitz educativa da campanha Agosto Caramelo de conscientização animal no último sábado, dia 2. Durante o ‘pedágio’ educativo foram entregues em frente ao Paço Municipal folhetos explicativos sobre a campanha e segurança com animais, além de exposição de faixas nos semáforos.

Ao longo do mês de agosto durante a campanha, com tema ‘Eu Freio para os Animais”, haverá outras blitzes para entrega de folhetos educativos pelo Departamento de Proteção e Bem Estar Animal em parceria com a vereadora e sua equipe.

“Infelizmente, muitos cães, gatos e animais silvestres ainda morrem atropelados nas ruas da nossa cidade. Essa campanha é um apelo por atenção, empatia e respeito à vida animal”, alertou a vereadora Mônica. Segundo ela, quando o motorista freia para um animal, ele está salvando vidas.

A vereadora é autora da Lei nº 6.750 de 7 de julho deste ano, que instituiu o Agosto Caramelo no calendário oficial de Valinhos, dedicado à conscientização sobre a segurança dos animais no trânsito, com a campanha ‘Eu Freio Para Animais’.

“A campanha quer destacar por que os animais estão na rua? Estão abandonados ou tem acesso à rua, apesar de ter uma casa, mas com posse não responsável”, afirmou a diretora do Bem Estar Animal, Alesandra Fontanesi.

Outro questionamento que ela faz é sobre a presença de animais silvestres, como saguis, gambás e outros, pelas ruas da cidade. “Estão nas ruas porque estamos invadindo o habitat deles”, responde a diretora. Para ela, a campanha serve de alerta para educação no trânsito também, visando acidentes de toda natureza, principalmente com envolvimento de animais.

Muitas pessoas circularam pelo semáforo próximo a Prefeitura e se mostraram favoráveis a campanha de conscientização animal.

Para a moradora da Vila Rosa, Cássia Maria Mosca, de 68 anos, é importante cuidar os animais. “Se cuidarmos deles não vão circular pela cidade. É perigoso tanto para eles, que estão soltos pelas ruas, como para nós que podemos acabar feridos também”, analisou a moradora.

Segundo ela, que já teve animais domésticos, a adoção é outra estratégia bastante positiva. “Hoje não temos mais espaço em casa, mas já tivemos animais. Para quem tem espaço e é responsável, adotar é algo muito positivo”, incentivou o marido de Cássia, Luís Carlos.

Já o morador do Jardim Elisa, Amarildo Berlusco, de 56 anos, apontou outra situação também divulgada pela campanha. “Tem muita gente que pega animal e acaba praticando maus-tratos. É preciso que a pessoa que adota ou compra animais seja responsável e ciente dos cuidados com os animais”, afirmou Amarildo.

Importância da vida animal

O tema da campanha, ‘Eu freio para os animais’, visa sensibilizar motoristas, tutores e cidadãos sobre a importância de respeitar a vida animal, seja nas ruas, nos lares ou nos espaços públicos.
No Brasil, milhares de cães e gatos vivem em situação de rua, sujeitos a fome, maus-tratos e atropelamentos.

Frear é reduzir a indiferença diante de um animal abandonado, parar e ajudar um cão machucado, pensar duas vezes antes de comprar e optar pela adoção, e, por último, cuidar com responsabilidade e denunciar maus-tratos.

A lei que instituiu o mês Agosto Caramelo foi publicada no dia 7 de julho deste ano, publicado no Boletim Municipal edição 2.861 pelo site da Prefeitura (https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/diario-oficial/ver/2104 ).

Programação da campanha durante agosto:

Blitzes educativas – entre 9h30 e 12h

09.08 (sábado) – Centro da cidade (próximo à Estação Ferroviária)

16.08 (sábado) – no semáforo entre a Av. Onze de Agosto e Av. Independência.

Visita Técnica Guiada – 10h

23/08 (sábado) – Bem Estar Animal (com aos protetores, ONGs e voluntários da causa animal)

Evento ‘Dia de Cão’ – das 8h às 12h

31/08 (domingo) – Praça Washington Luís (evento de adoção de animais)

COMPARTILHE NAS REDES