RMC

Valinhos lidera Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas para financiar projetos nos 20 municípios da RMC

Vinculado à AgemCamp – Agência Metropolitana de Campinas, o Fundocamp é responsável pelo acompanhamento e aprovação dos recursos financeiros

destinados à realização dos projetos metropolitanos em cada município

O prefeito de Valinhos, Franklin Duarte de Lima, foi eleito por unanimidade como o novo presidente do Fundocamp – Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas. A escolha foi feita pelos 20 prefeitos da Região Metropolitana de Campinas durante a reunião ordinária do Conselho da RMC, realizada na manhã desta segunda-feira, dia 17, na PUC Campinas.

Vinculado à AgemCamp – Agência Metropolitana de Campinas, o Fundocamp é responsável pelo acompanhamento e aprovação dos recursos financeiros destinados à realização dos projetos metropolitanos em cada município.

O Fundocamp tem como objetivo financiar e investir em projetos de interesse da Região Metropolitana de Campinas, contribuindo com recursos técnicos e financeiros para a melhoria dos serviços públicos, o desenvolvimento socioeconômico e a redução das desigualdades sociais. A área de aplicação dos recursos abrange os 20 municípios da RMC, garantindo suporte ao planejamento e às ações conjuntas que beneficiem a população.

Para Franklin, assumir a presidência do Fundocamp é uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma importante oportunidade para impulsionar o desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas.

“Nosso objetivo é garantir que os investimentos sejam direcionados com eficiência, favorecendo o crescimento das cidades e proporcionando melhores condições para a população. Vamos impulsionar iniciativas que fortaleçam a economia, qualifiquem os serviços públicos e tornem a RMC um exemplo de desenvolvimento integrado. Valinhos estará na liderança desse processo, com compromisso, diálogo e planejamento estratégico para o futuro da nossa região”, afirmou o prefeito.

Ainda de acordo com Franklin, a integração das cidades da RMC é essencial para que seja possível encontrar soluções conjuntas para os problemas em comum. “Muitas questões, como a saúde, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico, não se limitam aos muros de cada município, mas têm um impacto regional. Por isso, é fundamental trabalharmos juntos, unindo forças e recursos, para que possamos superar desafios comuns e promover o bem-estar de todos os habitantes da RMC. Vamos aproveitar a força dessa união para buscar soluções mais eficientes e transformar nossa região em um exemplo de desenvolvimento integrado e sustentável”, ressaltou. 

 

Conselho da RMC
Durante a reunião, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, foi eleito presidente do Conselho da RMC. O vice-presidente agora é Rafael Piovesan, prefeito de Santa Bárbara d’Oeste.

As reuniões do Conselho acontecem mensalmente, com a discussão de assuntos de interesse da Região Metropolitana de Campinas. Nesta segunda, a área da saúde foi um dos temas centrais, com destaque para a necessidade da implantação do Hospital Metropolitano, uma demanda conjunta dos 20 municípios da RMC. O debate contou com a participação da secretária-executiva de Saúde do Estado, Priscilla Perdicaris, que apresentou as ações estaduais voltadas para a região e se colocou à disposição para aprofundar as discussões sobre o projeto.

A RMC
A RMC foi criada por lei complementar estadual em 19 de junho de 2000. Tem 20 municípios, uma população de 3,2 milhões de habitantes (3.178.601) e área de quase 3.800 km quadrados. Os municípios integrantes são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

COMPARTILHE NAS REDES