Valinhos

Valinhos inicia aplicação da nova vacina da Covid-19 na próxima segunda-feira, dia 27

Imunização é para crianças de 6 meses a 4 anos e para grupos prioritários

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, retirou nesta quinta-feira (22), no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Campinas, 455 doses da nova vacina da Covid-19, da Spikevax (XBB), fabricada pelo laboratório Moderna. A imunização contra a doença volta a ser realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a partir de segunda-feira (27).

O horário de atendimento nas unidades de saúde é das 9h às 11h e das 13h às 15h, com exceção da UBS Vila Santana, que não para no almoço e funciona da 9h às 15h, e das USBs Bom Retiro, Jardim São Marcos e Jardim Paraíso, que abrem direto das 9h às 18h.

A distribuição de 519 mil unidades da nova vacina foi anunciada pelo Governo do Estado de São Paulo nesta terça-feira (21) para os municípios paulistas. Valinhos estava com os estoques de vacinas da Covid-19 para adultos zerados há dois meses.

A remessa da nova vacina poderá ser aplicada em crianças de 6 meses a 4 anos e para pessoas de grupos prioritários: crianças acima de 5 anos e com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para formas graves da doença; gestantes, pessoas de 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos); funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; pessoas em situação de rua.

A VACINA

A imunização com a dose da Moderna foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em março deste ano. Esta versão monovalente está atualizada para a subvariante Ômicron XBB 1.5, considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a cepa com maior capacidade de transmissão até o momento.
Para receber a dose não é preciso realizar agendamento, basta apresentar documento de identificação com foto e carteira de vacinação (se tiver).

A recomendação é de uma dose semestral para as pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas e imunocomprometidas, e de uma dose anual para os demais grupos prioritários.

 

COMPARTILHE NAS REDES