Valinhos
Valinhos e RMC preparam-se para a chegada de frente fria

Mudança no tempo traz instabilidade, chuva e queda nas temperaturas ao longo dos próximos dias na região, segundo o Cepagri
A semana inicia com o tempo instável e o céu encoberto em São Paulo e Valinhos. A aproximação de um sistema frontal à região traz chuva já a partir dessa segunda-feira, dia 27, principalmente sobre a Capital paulista e a região de Campinas. Os ventos devem ser fracos e o aumento da umidade relativa do ar deve deixar o tempo abafado na região.
A partir desta segunda-feira, dia 27, as temperaturas máximas não devem ultrapassar 28º C. A previsão de chuva fraca é mantida ao longo do dia, com maior probabilidade de ocorrência no período da tarde e início da noite.
Entre terça-feira, dia 28, e quarta-feira, dia 29, a instabilidade sobre a região deve ser intensificada pela passagem do sistema frontal, o que favorecerá pancadas de chuvas generalizadas. Estas, em certos locais, podem ser mais intensas e vir acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. Na terça-feira, dia 28, a previsão de chuva para todo o dia deve ser intensificada no período da tarde, onde ventos mais intensos e possíveis descargas elétricas serão esperados.
Já na quarta-feira, dia 29, há previsão de chuva durante todo o dia, com a possibilidade de rajadas de vento e descargas elétricas.
Com efeito, as temperaturas devem oscilar, com mínimas de 18º C durante a madrugada e máximas que podem atingir 26º C. Consequentemente, a tendência de diminuição da temperatura será continuada nos próximos dias com a passagem do sistema frontal sobre a região.
Recomendações de Segurança
Em casos de tempestade com raios, a proximidade e o contato com objetos e superfícies metálicas, incluindo cercas e grades, devem ser evitados. Da mesma forma, tomar banho e falar ao telefone devem ser evitados. Além disso, aparelhos eletrônicos devem ser desligados da tomada para precaver danos. Para a segurança, o abrigo deve ser buscado em casas, prédios (sobretudo com sistema de pára-raios), ou no interior de carros (sem encostar na parte exterior da lataria).
Por fim, os alertas emitidos pela Defesa Civil estadual e local precisam ser acompanhados de perto. O cadastro para receber SMS com alertas pode ser feito pelo envio do CEP da localidade de interesse (mais de um pode ser enviado) para o número 40199.


